Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Samuel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Hellen Cristina, Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558
Resumo: O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.
id FURG-2_fc8b0a66c87db575659a71449e7d2454
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5558
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitoresEducação Infantilperspectiva histórico-culturalleitura fruiçãoLeitura fruiçãoO presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/555810.14295/momento.v26i1.5558Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 74-95Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 74-952316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558/4590Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, SamuelMachado, Hellen CristinaRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2017-07-15T20:10:16Zoai:periodicos.furg.br:article/5558Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
title Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
spellingShingle Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
Mendonça, Samuel
Educação Infantil
perspectiva histórico-cultural
leitura fruição
Leitura fruição
title_short Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
title_full Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
title_fullStr Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
title_full_unstemmed Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
title_sort Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
author Mendonça, Samuel
author_facet Mendonça, Samuel
Machado, Hellen Cristina
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author_role author
author2 Machado, Hellen Cristina
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Samuel
Machado, Hellen Cristina
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
perspectiva histórico-cultural
leitura fruição
Leitura fruição
topic Educação Infantil
perspectiva histórico-cultural
leitura fruição
Leitura fruição
description O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558
10.14295/momento.v26i1.5558
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i1.5558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558/4590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 74-95
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 74-95
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249439367168