Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558 |
Resumo: | O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos. |
id |
FURG-2_fc8b0a66c87db575659a71449e7d2454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5558 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitoresEducação Infantilperspectiva histórico-culturalleitura fruiçãoLeitura fruiçãoO presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/555810.14295/momento.v26i1.5558Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 74-95Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 74-952316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558/4590Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, SamuelMachado, Hellen CristinaRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2017-07-15T20:10:16Zoai:periodicos.furg.br:article/5558Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
title |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
spellingShingle |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores Mendonça, Samuel Educação Infantil perspectiva histórico-cultural leitura fruição Leitura fruição |
title_short |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
title_full |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
title_fullStr |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
title_sort |
Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores |
author |
Mendonça, Samuel |
author_facet |
Mendonça, Samuel Machado, Hellen Cristina Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Hellen Cristina Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Samuel Machado, Hellen Cristina Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil perspectiva histórico-cultural leitura fruição Leitura fruição |
topic |
Educação Infantil perspectiva histórico-cultural leitura fruição Leitura fruição |
description |
O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558 10.14295/momento.v26i1.5558 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i1.5558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5558/4590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 74-95 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 74-95 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249439367168 |