A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Felipe Nobrega
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Soldera, Lisiane Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/961
Resumo: As possibilidades de se trabalhar com a perspectiva da história oral em um projeto educacional são cada vez mais emergentes no cenário escolar, pois tal metodologia permite com que o aluno vivencie a história em nível prático. Por isso, o presente artigo tem o objetivo de trazer à baila as primeiras considerações de um projeto dentro do ensino escolar de História que vem sendo efetuado desde agosto de 2007 e que opera a partir das prerrogativas da oralidade. Assim, fazem-se presentes neste artigo as atividades realizadas pelo projeto desde então, bem como as reflexões e algumas conclusões preliminares sobre o alcance de tal proposta.
id FURG-3_26ab5fbbc866008cf4bdf9e921a09171
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/961
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisaAs possibilidades de se trabalhar com a perspectiva da história oral em um projeto educacional são cada vez mais emergentes no cenário escolar, pois tal metodologia permite com que o aluno vivencie a história em nível prático. Por isso, o presente artigo tem o objetivo de trazer à baila as primeiras considerações de um projeto dentro do ensino escolar de História que vem sendo efetuado desde agosto de 2007 e que opera a partir das prerrogativas da oralidade. Assim, fazem-se presentes neste artigo as atividades realizadas pelo projeto desde então, bem como as reflexões e algumas conclusões preliminares sobre o alcance de tal proposta.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2009-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/961BIBLOS; Vol. 22 No. 2 (2008); 75-81BIBLOS; v. 22 n. 2 (2008); 75-812236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/961/428Copyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Felipe NobregaSoldera, Lisiane Castro2018-03-12T21:20:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/961Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:20:29Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
title A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
spellingShingle A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
Ferreira, Felipe Nobrega
title_short A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
title_full A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
title_fullStr A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
title_full_unstemmed A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
title_sort A história oral como prática no ensino de história: primeiras reflexões acerca de um projeto de pesquisa
author Ferreira, Felipe Nobrega
author_facet Ferreira, Felipe Nobrega
Soldera, Lisiane Castro
author_role author
author2 Soldera, Lisiane Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Felipe Nobrega
Soldera, Lisiane Castro
description As possibilidades de se trabalhar com a perspectiva da história oral em um projeto educacional são cada vez mais emergentes no cenário escolar, pois tal metodologia permite com que o aluno vivencie a história em nível prático. Por isso, o presente artigo tem o objetivo de trazer à baila as primeiras considerações de um projeto dentro do ensino escolar de História que vem sendo efetuado desde agosto de 2007 e que opera a partir das prerrogativas da oralidade. Assim, fazem-se presentes neste artigo as atividades realizadas pelo projeto desde então, bem como as reflexões e algumas conclusões preliminares sobre o alcance de tal proposta.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/961
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/961/428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 22 No. 2 (2008); 75-81
BIBLOS; v. 22 n. 2 (2008); 75-81
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945097351430144