The role of Information Science in the era of disinformation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro de Sousa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Priscila do Socorro dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/16472
Resumo: O II Diálogo sobre Bibliotecas (in)formadoras, teve como tema central a "Atuação da Ciência da Informação na era da desinformação", foi um evento de suma importância para o campo acadêmico e profissional. O mesmo foi promovido pela Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), este encontro representou um esforço coletivo para enfrentar um dos desafios mais prementes do nosso tempo: a disseminação de informações falsas e imprecisas, amplamente difundidas na era digital, sendo este um dos maiores problemas da era digital, assim como abordado por (Santaella, 2020). A desinformação, conhecida como infodemia, propagada por meio das chamadas fake news, não apenas compromete a credibilidade de dados e conhecimentos, mas também influencia decisões, opiniões e até mesmo políticas públicas, segundo Kalil e Santini (2020) o termo infodemia refere-se a uma sobrecarga de informações de diversos contextos, desprovidas de tratamento e credibilidade, podendo ser falsas, distorcidas e fundamentadas em suposições em vez de evidências. Esse fenômeno exige uma resposta eficaz e coordenada, que só pode ser alcançada por meio da colaboração entre diversos campos do conhecimento, destacando-se a Ciência da Informação. Neste contexto, é vital reconhecer a importância dos profissionais ligados à Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Ciência da Informação e áreas afins. Estes atores desempenham um papel crucial na promoção da alfabetização midiática, na curadoria de conteúdo confiável e na disseminação de práticas informacionais éticas. Suas contribuições são fundamentais para a construção de uma sociedade informada, crítica e consciente assim como abordado por (Araújo, 2021). Além disso, a itinerância deste evento, que já teve sua primeira edição no estado do Mato Grosso do Sul - MT, reflete a necessidade de descentralização dos debates e oportunidades de atualização profissional. É inegável que a ausência de cursos presenciais nessas áreas em determinadas regiões acarreta em um déficit preocupante de atualização e participação ativa desses profissionais em debates tão relevantes para o país. A realização do evento em formato online não apenas facilita a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes localidades, mas também ressalta o potencial das tecnologias digitais como ferramentas para a disseminação do conhecimento e a conexão entre especialistas e interessados na temática. Este diálogo possibilitou reunir não só alunos e professores das áreas específicas, mas também profissionais de diferentes segmentos como jornalismo, comunicação, história e demais interessados na missão de promover uma cultura informacional responsável e criteriosa. Este evento foi uma oportunidade ímpar para enriquecer o debate, compartilhar descobertas científicas e experiências práticas, fortalecendo assim a base de conhecimento necessária para combater a desinformação e construir uma sociedade mais informada e consciente. Dessa forma, agradecemos que os interessados que se juntaram no II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras que é um evento tão singular na região. Agradecemos aos participantes e autores de trabalhos que estiveram ativamente nas atividades para fortalecer um diálogo produtivo e colaborativo sobre o papel essencial da Ciência da Informação diante do desafio da desinformação. É somente unidos que poderemos avançar na promoção de uma cultura informacional robusta e confiável para o benefício de todos. Juntos, podemos avançar na promoção de uma cultura informacional mais sólida e confiável para todos.
id FURG-3_33d1a3446189595aff8d9b689439b766
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/16472
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling The role of Information Science in the era of disinformationAtuação da Ciência da Informação na era da desinformaçãoO II Diálogo sobre Bibliotecas (in)formadoras, teve como tema central a "Atuação da Ciência da Informação na era da desinformação", foi um evento de suma importância para o campo acadêmico e profissional. O mesmo foi promovido pela Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), este encontro representou um esforço coletivo para enfrentar um dos desafios mais prementes do nosso tempo: a disseminação de informações falsas e imprecisas, amplamente difundidas na era digital, sendo este um dos maiores problemas da era digital, assim como abordado por (Santaella, 2020). A desinformação, conhecida como infodemia, propagada por meio das chamadas fake news, não apenas compromete a credibilidade de dados e conhecimentos, mas também influencia decisões, opiniões e até mesmo políticas públicas, segundo Kalil e Santini (2020) o termo infodemia refere-se a uma sobrecarga de informações de diversos contextos, desprovidas de tratamento e credibilidade, podendo ser falsas, distorcidas e fundamentadas em suposições em vez de evidências. Esse fenômeno exige uma resposta eficaz e coordenada, que só pode ser alcançada por meio da colaboração entre diversos campos do conhecimento, destacando-se a Ciência da Informação. Neste contexto, é vital reconhecer a importância dos profissionais ligados à Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Ciência da Informação e áreas afins. Estes atores desempenham um papel crucial na promoção da alfabetização midiática, na curadoria de conteúdo confiável e na disseminação de práticas informacionais éticas. Suas contribuições são fundamentais para a construção de uma sociedade informada, crítica e consciente assim como abordado por (Araújo, 2021). Além disso, a itinerância deste evento, que já teve sua primeira edição no estado do Mato Grosso do Sul - MT, reflete a necessidade de descentralização dos debates e oportunidades de atualização profissional. É inegável que a ausência de cursos presenciais nessas áreas em determinadas regiões acarreta em um déficit preocupante de atualização e participação ativa desses profissionais em debates tão relevantes para o país. A realização do evento em formato online não apenas facilita a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes localidades, mas também ressalta o potencial das tecnologias digitais como ferramentas para a disseminação do conhecimento e a conexão entre especialistas e interessados na temática. Este diálogo possibilitou reunir não só alunos e professores das áreas específicas, mas também profissionais de diferentes segmentos como jornalismo, comunicação, história e demais interessados na missão de promover uma cultura informacional responsável e criteriosa. Este evento foi uma oportunidade ímpar para enriquecer o debate, compartilhar descobertas científicas e experiências práticas, fortalecendo assim a base de conhecimento necessária para combater a desinformação e construir uma sociedade mais informada e consciente. Dessa forma, agradecemos que os interessados que se juntaram no II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras que é um evento tão singular na região. Agradecemos aos participantes e autores de trabalhos que estiveram ativamente nas atividades para fortalecer um diálogo produtivo e colaborativo sobre o papel essencial da Ciência da Informação diante do desafio da desinformação. É somente unidos que poderemos avançar na promoção de uma cultura informacional robusta e confiável para o benefício de todos. Juntos, podemos avançar na promoção de uma cultura informacional mais sólida e confiável para todos.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1647210.14295/biblos.v37i2.16472BIBLOS; Vol. 37 No. 2 (2023): Especial II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras ; 1-2BIBLOS; v. 37 n. 2 (2023): Especial II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras ; 1-22236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/16472/10558Copyright (c) 2023 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Leandro de Sousa Gomes, Priscila do Socorro dos Santos2024-02-08T11:12:41Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16472Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2024-02-08T11:12:41Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv The role of Information Science in the era of disinformation
Atuação da Ciência da Informação na era da desinformação
title The role of Information Science in the era of disinformation
spellingShingle The role of Information Science in the era of disinformation
Rocha, Leandro de Sousa
title_short The role of Information Science in the era of disinformation
title_full The role of Information Science in the era of disinformation
title_fullStr The role of Information Science in the era of disinformation
title_full_unstemmed The role of Information Science in the era of disinformation
title_sort The role of Information Science in the era of disinformation
author Rocha, Leandro de Sousa
author_facet Rocha, Leandro de Sousa
Gomes, Priscila do Socorro dos Santos
author_role author
author2 Gomes, Priscila do Socorro dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandro de Sousa
Gomes, Priscila do Socorro dos Santos
description O II Diálogo sobre Bibliotecas (in)formadoras, teve como tema central a "Atuação da Ciência da Informação na era da desinformação", foi um evento de suma importância para o campo acadêmico e profissional. O mesmo foi promovido pela Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), este encontro representou um esforço coletivo para enfrentar um dos desafios mais prementes do nosso tempo: a disseminação de informações falsas e imprecisas, amplamente difundidas na era digital, sendo este um dos maiores problemas da era digital, assim como abordado por (Santaella, 2020). A desinformação, conhecida como infodemia, propagada por meio das chamadas fake news, não apenas compromete a credibilidade de dados e conhecimentos, mas também influencia decisões, opiniões e até mesmo políticas públicas, segundo Kalil e Santini (2020) o termo infodemia refere-se a uma sobrecarga de informações de diversos contextos, desprovidas de tratamento e credibilidade, podendo ser falsas, distorcidas e fundamentadas em suposições em vez de evidências. Esse fenômeno exige uma resposta eficaz e coordenada, que só pode ser alcançada por meio da colaboração entre diversos campos do conhecimento, destacando-se a Ciência da Informação. Neste contexto, é vital reconhecer a importância dos profissionais ligados à Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Ciência da Informação e áreas afins. Estes atores desempenham um papel crucial na promoção da alfabetização midiática, na curadoria de conteúdo confiável e na disseminação de práticas informacionais éticas. Suas contribuições são fundamentais para a construção de uma sociedade informada, crítica e consciente assim como abordado por (Araújo, 2021). Além disso, a itinerância deste evento, que já teve sua primeira edição no estado do Mato Grosso do Sul - MT, reflete a necessidade de descentralização dos debates e oportunidades de atualização profissional. É inegável que a ausência de cursos presenciais nessas áreas em determinadas regiões acarreta em um déficit preocupante de atualização e participação ativa desses profissionais em debates tão relevantes para o país. A realização do evento em formato online não apenas facilita a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes localidades, mas também ressalta o potencial das tecnologias digitais como ferramentas para a disseminação do conhecimento e a conexão entre especialistas e interessados na temática. Este diálogo possibilitou reunir não só alunos e professores das áreas específicas, mas também profissionais de diferentes segmentos como jornalismo, comunicação, história e demais interessados na missão de promover uma cultura informacional responsável e criteriosa. Este evento foi uma oportunidade ímpar para enriquecer o debate, compartilhar descobertas científicas e experiências práticas, fortalecendo assim a base de conhecimento necessária para combater a desinformação e construir uma sociedade mais informada e consciente. Dessa forma, agradecemos que os interessados que se juntaram no II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras que é um evento tão singular na região. Agradecemos aos participantes e autores de trabalhos que estiveram ativamente nas atividades para fortalecer um diálogo produtivo e colaborativo sobre o papel essencial da Ciência da Informação diante do desafio da desinformação. É somente unidos que poderemos avançar na promoção de uma cultura informacional robusta e confiável para o benefício de todos. Juntos, podemos avançar na promoção de uma cultura informacional mais sólida e confiável para todos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/16472
10.14295/biblos.v37i2.16472
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/16472
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v37i2.16472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/16472/10558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 37 No. 2 (2023): Especial II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras ; 1-2
BIBLOS; v. 37 n. 2 (2023): Especial II Diálogo Sobre Bibliotecas (In)formadoras ; 1-2
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945099015520256