Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5743
Resumo: Resumo Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente insatisfatório, tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.
id FURG-3_6602eaf34ae477d5b3f08432cc24ef91
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5743
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolasBiblioteca escolarAmbiente virtualEscolas.Resumo Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente insatisfatório, tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5743BIBLOS; Vol. 30 No. 1 (2016); 43-60BIBLOS; v. 30 n. 1 (2016); 43-602236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5743/3992Copyright (c) 2016 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ediane Toscano Galdino deSantos, Lais Emanuely Albuquerque dos2018-03-12T21:15:15Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5743Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:15:15Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
title Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
spellingShingle Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Biblioteca escolar
Ambiente virtual
Escolas.
title_short Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
title_full Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
title_fullStr Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
title_full_unstemmed Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
title_sort Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas
author Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
author_facet Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
author_role author
author2 Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Ambiente virtual
Escolas.
topic Biblioteca escolar
Ambiente virtual
Escolas.
description Resumo Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente insatisfatório, tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5743
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5743/3992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 30 No. 1 (2016); 43-60
BIBLOS; v. 30 n. 1 (2016); 43-60
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098257399808