Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caberlon, Vera Isabel
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Christ, Virgínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658
Resumo: Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao tema da leitura no ensino superior, considerando os direcionamentos impostos pela globalização. O tema é estudado em quatro cursos da Fundação Universidade do Rio Grande: Letras, Biblioteconomia, Oceanologia e Engenharia Civil, envolvendo discentes e docentes. Análises preliminares e parciais sobre dados obtidos através de questionários semi-abertos encaminham alguns resultados que situam a leitura como meio de atualização, principalmente para fins de formação, o que sinaliza para uma racionalidade de cunho estratégico-instrumental.
id FURG-3_7daf00cfaf209592b9f603a34a22fb51
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/658
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalizaçãoLeituraFundação Universidade do Rio Grande (FURG)Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao tema da leitura no ensino superior, considerando os direcionamentos impostos pela globalização. O tema é estudado em quatro cursos da Fundação Universidade do Rio Grande: Letras, Biblioteconomia, Oceanologia e Engenharia Civil, envolvendo discentes e docentes. Análises preliminares e parciais sobre dados obtidos através de questionários semi-abertos encaminham alguns resultados que situam a leitura como meio de atualização, principalmente para fins de formação, o que sinaliza para uma racionalidade de cunho estratégico-instrumental.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2008-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por pareshttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658BIBLOS; Vol. 14 (2002); 163-169BIBLOS; v. 14 (2002); 163-1692236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaberlon, Vera IsabelChrist, Virgíniapor2018-03-12T21:22:13Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/658Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:22:13Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
title Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
spellingShingle Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
Caberlon, Vera Isabel
Leitura
Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)
title_short Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
title_full Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
title_fullStr Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
title_full_unstemmed Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
title_sort Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
author Caberlon, Vera Isabel
author_facet Caberlon, Vera Isabel
Christ, Virgínia
author_role author
author2 Christ, Virgínia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caberlon, Vera Isabel
Christ, Virgínia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)
topic Leitura
Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)
description Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao tema da leitura no ensino superior, considerando os direcionamentos impostos pela globalização. O tema é estudado em quatro cursos da Fundação Universidade do Rio Grande: Letras, Biblioteconomia, Oceanologia e Engenharia Civil, envolvendo discentes e docentes. Análises preliminares e parciais sobre dados obtidos através de questionários semi-abertos encaminham alguns resultados que situam a leitura como meio de atualização, principalmente para fins de formação, o que sinaliza para uma racionalidade de cunho estratégico-instrumental.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 14 (2002); 163-169
BIBLOS; v. 14 (2002); 163-169
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945097010642944