Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658 |
Resumo: | Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao tema da leitura no ensino superior, considerando os direcionamentos impostos pela globalização. O tema é estudado em quatro cursos da Fundação Universidade do Rio Grande: Letras, Biblioteconomia, Oceanologia e Engenharia Civil, envolvendo discentes e docentes. Análises preliminares e parciais sobre dados obtidos através de questionários semi-abertos encaminham alguns resultados que situam a leitura como meio de atualização, principalmente para fins de formação, o que sinaliza para uma racionalidade de cunho estratégico-instrumental. |
id |
FURG-3_7daf00cfaf209592b9f603a34a22fb51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/658 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalizaçãoLeituraFundação Universidade do Rio Grande (FURG)Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao tema da leitura no ensino superior, considerando os direcionamentos impostos pela globalização. O tema é estudado em quatro cursos da Fundação Universidade do Rio Grande: Letras, Biblioteconomia, Oceanologia e Engenharia Civil, envolvendo discentes e docentes. Análises preliminares e parciais sobre dados obtidos através de questionários semi-abertos encaminham alguns resultados que situam a leitura como meio de atualização, principalmente para fins de formação, o que sinaliza para uma racionalidade de cunho estratégico-instrumental.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2008-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por pareshttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658BIBLOS; Vol. 14 (2002); 163-169BIBLOS; v. 14 (2002); 163-1692236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaberlon, Vera IsabelChrist, Virgíniapor2018-03-12T21:22:13Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/658Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:22:13Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
title |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
spellingShingle |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização Caberlon, Vera Isabel Leitura Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) |
title_short |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
title_full |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
title_fullStr |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
title_full_unstemmed |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
title_sort |
Pensando a educação através da leitura: um percurso nos contextos da globalização |
author |
Caberlon, Vera Isabel |
author_facet |
Caberlon, Vera Isabel Christ, Virgínia |
author_role |
author |
author2 |
Christ, Virgínia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caberlon, Vera Isabel Christ, Virgínia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) |
topic |
Leitura Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) |
description |
Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao tema da leitura no ensino superior, considerando os direcionamentos impostos pela globalização. O tema é estudado em quatro cursos da Fundação Universidade do Rio Grande: Letras, Biblioteconomia, Oceanologia e Engenharia Civil, envolvendo discentes e docentes. Análises preliminares e parciais sobre dados obtidos através de questionários semi-abertos encaminham alguns resultados que situam a leitura como meio de atualização, principalmente para fins de formação, o que sinaliza para uma racionalidade de cunho estratégico-instrumental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 14 (2002); 163-169 BIBLOS; v. 14 (2002); 163-169 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945097010642944 |