O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477 |
Resumo: | Este artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção. |
id |
FURG-3_ef433f3ad3af0c0225766d47b4bc428b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/477 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliaçãoEste artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2007-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por pareshttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477BIBLOS; Vol. 9 (1997); 97-104BIBLOS; v. 9 (1997); 97-1042236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRanincheski, Sonia MariaSenna, AdrianaGonçalves, Jussemar Weisspor2018-03-12T21:24:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/477Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:24:35Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
title |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
spellingShingle |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação Ranincheski, Sonia Maria |
title_short |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
title_full |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
title_fullStr |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
title_full_unstemmed |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
title_sort |
O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação |
author |
Ranincheski, Sonia Maria |
author_facet |
Ranincheski, Sonia Maria Senna, Adriana Gonçalves, Jussemar Weiss |
author_role |
author |
author2 |
Senna, Adriana Gonçalves, Jussemar Weiss |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ranincheski, Sonia Maria Senna, Adriana Gonçalves, Jussemar Weiss |
description |
Este artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 9 (1997); 97-104 BIBLOS; v. 9 (1997); 97-104 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945096662515712 |