O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranincheski, Sonia Maria
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Senna, Adriana, Gonçalves, Jussemar Weiss
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477
Resumo: Este artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção.
id FURG-3_ef433f3ad3af0c0225766d47b4bc428b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/477
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliaçãoEste artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2007-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por pareshttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477BIBLOS; Vol. 9 (1997); 97-104BIBLOS; v. 9 (1997); 97-1042236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRanincheski, Sonia MariaSenna, AdrianaGonçalves, Jussemar Weisspor2018-03-12T21:24:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/477Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:24:35Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
title O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
spellingShingle O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
Ranincheski, Sonia Maria
title_short O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
title_full O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
title_fullStr O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
title_full_unstemmed O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
title_sort O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação
author Ranincheski, Sonia Maria
author_facet Ranincheski, Sonia Maria
Senna, Adriana
Gonçalves, Jussemar Weiss
author_role author
author2 Senna, Adriana
Gonçalves, Jussemar Weiss
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ranincheski, Sonia Maria
Senna, Adriana
Gonçalves, Jussemar Weiss
description Este artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 9 (1997); 97-104
BIBLOS; v. 9 (1997); 97-104
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945096662515712