Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133 |
Resumo: | A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica é condição sine qua non para fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas. Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para medir essa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência essa atribuída ao campo da Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudos bibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de estudos que quantifiquem os aspectos inerentes à produção científica da temática, como acontece com a Educação a Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado na literatura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos. Este estudo objetiva apresentar uma análise quantitativa da produção científica em Educação a Distância no Brasil, publicada em artigos científicos nos periódicos nacionais da área de Educação. Para tanto, apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação e suas relações com a Bibliometria e alguns fundamentos históricos da Educação a Distância; identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1; e, por fim, analisa a distribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência de artigos por número de revista e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaram uma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos. Percebeu-se uma tendência de crescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação no período de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas e planos governamentais em prol dessa modalidade de educação no Brasil. Portanto, concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância são fatores que interferiram na produção científica sobre esse tema na área da Educação. |
id |
FURG-3_f745bc795fabf6cec75b7f73918de44e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11133 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distânciaCiência da InformaçãoBibliometriaEducação a DistânciaProdução científica em periódicosUniversidade Aberta do Brasil.A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica é condição sine qua non para fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas. Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para medir essa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência essa atribuída ao campo da Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudos bibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de estudos que quantifiquem os aspectos inerentes à produção científica da temática, como acontece com a Educação a Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado na literatura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos. Este estudo objetiva apresentar uma análise quantitativa da produção científica em Educação a Distância no Brasil, publicada em artigos científicos nos periódicos nacionais da área de Educação. Para tanto, apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação e suas relações com a Bibliometria e alguns fundamentos históricos da Educação a Distância; identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1; e, por fim, analisa a distribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência de artigos por número de revista e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaram uma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos. Percebeu-se uma tendência de crescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação no período de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas e planos governamentais em prol dessa modalidade de educação no Brasil. Portanto, concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância são fatores que interferiram na produção científica sobre esse tema na área da Educação.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1113310.14295/biblos.v34i1.11133BIBLOS; Vol. 34 No. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 19-44BIBLOS; v. 34 n. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 19-442236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133/7784Copyright (c) 2020 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Elizabeth O.Oliveira, Dalgiza Andrade2023-01-19T14:12:08Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11133Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2023-01-19T14:12:08Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
title |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
spellingShingle |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância Costa, Maria Elizabeth O. Ciência da Informação Bibliometria Educação a Distância Produção científica em periódicos Universidade Aberta do Brasil. |
title_short |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
title_full |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
title_fullStr |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
title_full_unstemmed |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
title_sort |
Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância |
author |
Costa, Maria Elizabeth O. |
author_facet |
Costa, Maria Elizabeth O. Oliveira, Dalgiza Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Dalgiza Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Elizabeth O. Oliveira, Dalgiza Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Informação Bibliometria Educação a Distância Produção científica em periódicos Universidade Aberta do Brasil. |
topic |
Ciência da Informação Bibliometria Educação a Distância Produção científica em periódicos Universidade Aberta do Brasil. |
description |
A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica é condição sine qua non para fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas. Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para medir essa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência essa atribuída ao campo da Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudos bibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de estudos que quantifiquem os aspectos inerentes à produção científica da temática, como acontece com a Educação a Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado na literatura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos. Este estudo objetiva apresentar uma análise quantitativa da produção científica em Educação a Distância no Brasil, publicada em artigos científicos nos periódicos nacionais da área de Educação. Para tanto, apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação e suas relações com a Bibliometria e alguns fundamentos históricos da Educação a Distância; identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1; e, por fim, analisa a distribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência de artigos por número de revista e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaram uma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos. Percebeu-se uma tendência de crescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação no período de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas e planos governamentais em prol dessa modalidade de educação no Brasil. Portanto, concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância são fatores que interferiram na produção científica sobre esse tema na área da Educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133 10.14295/biblos.v34i1.11133 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v34i1.11133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133/7784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 34 No. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 19-44 BIBLOS; v. 34 n. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 19-44 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098370646016 |