Sociedade da informação e as redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezzella, Maria Cristina Cereser
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Camargo, Ricardo Antônio Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Juris (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/juris/article/view/3208
Resumo: O ser humano ao longo do tempo cria os mais diversos bens e serviços com vistas a melhorar seu convívio social. Esses novos meios de comunicação causam mudanças dos estilos de vida e produzem efeitos ao ambiente circundante. As inovações tecnológicas parecem desprender-se do criador. Vive-se na chamada Sociedade da Informação. As consequências são visíveis, como a comunicação à distância em tempo real, o surgimento de um novo setor denominado quaternário, cujo bem mais importante é a informação. Centrado nessa questão se verifica que assegurar o direito à informação é o desafio nas perspectivas lúdicas e de capacitação e formação de cidadãos plenos. Há várias redes sociais, mas o objeto de investigação deste artigo vai se limitar a conferir os contornos da sua aplicabilidade não só na perspectiva lúdica, mas também como formadora de opinião, e, mais do que isso, como veiculadora de informação e meio de divulgação de idéias sobre os mais variados temas, além de enfrentar as questões atinente ao banco de dados e ao perfil virtual. O artigo retrata: a Sociedade da Informação e suas características inovadoras; o desaparecimento da nitidez das fronteiras entre as comunicações particulares e as comunicações de massa diante das redes sociais; as Repercussões no Direito de Personalidade e a Concorrência vista com outros meios de comunicação de massa e de divulgação de idéias.
id FURG-4_7b4eef89e7497a1c51e00094057fac92
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/3208
network_acronym_str FURG-4
network_name_str Juris (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Sociedade da informação e as redes sociaisSociedade da informação. Direito à privacidadeDireito à informaçãoConcorrênciaO ser humano ao longo do tempo cria os mais diversos bens e serviços com vistas a melhorar seu convívio social. Esses novos meios de comunicação causam mudanças dos estilos de vida e produzem efeitos ao ambiente circundante. As inovações tecnológicas parecem desprender-se do criador. Vive-se na chamada Sociedade da Informação. As consequências são visíveis, como a comunicação à distância em tempo real, o surgimento de um novo setor denominado quaternário, cujo bem mais importante é a informação. Centrado nessa questão se verifica que assegurar o direito à informação é o desafio nas perspectivas lúdicas e de capacitação e formação de cidadãos plenos. Há várias redes sociais, mas o objeto de investigação deste artigo vai se limitar a conferir os contornos da sua aplicabilidade não só na perspectiva lúdica, mas também como formadora de opinião, e, mais do que isso, como veiculadora de informação e meio de divulgação de idéias sobre os mais variados temas, além de enfrentar as questões atinente ao banco de dados e ao perfil virtual. O artigo retrata: a Sociedade da Informação e suas características inovadoras; o desaparecimento da nitidez das fronteiras entre as comunicações particulares e as comunicações de massa diante das redes sociais; as Repercussões no Direito de Personalidade e a Concorrência vista com outros meios de comunicação de massa e de divulgação de idéias.Universidade Federal do Rio Grande2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/juris/article/view/320810.14295/juris.v14i0.3208JURIS - Faculty of Law Journal; Vol. 14 (2009); 81-103JURIS - Revista de la Facultad de Derecho; Vol. 14 (2009); 81-103JURIS - Revista da Faculdade de Direito; v. 14 (2009); 81-1032447-38551413-3571reponame:Juris (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/juris/article/view/3208/1867Copyright (c) 2014 JURIS - Revista da Faculdade de Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPezzella, Maria Cristina CereserCamargo, Ricardo Antônio Lucas2017-09-25T15:18:47Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/3208Revistahttp://www.seer.furg.br/juris/indexPUBhttps://seer.furg.br/juris/oaijrcc.pel@gmail.com||revistajuris.furg@gmail.com||juris@furg.br2447-38551413-3571opendoar:2017-09-25T15:18:47Juris (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade da informação e as redes sociais
title Sociedade da informação e as redes sociais
spellingShingle Sociedade da informação e as redes sociais
Pezzella, Maria Cristina Cereser
Sociedade da informação. Direito à privacidade
Direito à informação
Concorrência
title_short Sociedade da informação e as redes sociais
title_full Sociedade da informação e as redes sociais
title_fullStr Sociedade da informação e as redes sociais
title_full_unstemmed Sociedade da informação e as redes sociais
title_sort Sociedade da informação e as redes sociais
author Pezzella, Maria Cristina Cereser
author_facet Pezzella, Maria Cristina Cereser
Camargo, Ricardo Antônio Lucas
author_role author
author2 Camargo, Ricardo Antônio Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezzella, Maria Cristina Cereser
Camargo, Ricardo Antônio Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da informação. Direito à privacidade
Direito à informação
Concorrência
topic Sociedade da informação. Direito à privacidade
Direito à informação
Concorrência
description O ser humano ao longo do tempo cria os mais diversos bens e serviços com vistas a melhorar seu convívio social. Esses novos meios de comunicação causam mudanças dos estilos de vida e produzem efeitos ao ambiente circundante. As inovações tecnológicas parecem desprender-se do criador. Vive-se na chamada Sociedade da Informação. As consequências são visíveis, como a comunicação à distância em tempo real, o surgimento de um novo setor denominado quaternário, cujo bem mais importante é a informação. Centrado nessa questão se verifica que assegurar o direito à informação é o desafio nas perspectivas lúdicas e de capacitação e formação de cidadãos plenos. Há várias redes sociais, mas o objeto de investigação deste artigo vai se limitar a conferir os contornos da sua aplicabilidade não só na perspectiva lúdica, mas também como formadora de opinião, e, mais do que isso, como veiculadora de informação e meio de divulgação de idéias sobre os mais variados temas, além de enfrentar as questões atinente ao banco de dados e ao perfil virtual. O artigo retrata: a Sociedade da Informação e suas características inovadoras; o desaparecimento da nitidez das fronteiras entre as comunicações particulares e as comunicações de massa diante das redes sociais; as Repercussões no Direito de Personalidade e a Concorrência vista com outros meios de comunicação de massa e de divulgação de idéias.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/juris/article/view/3208
10.14295/juris.v14i0.3208
url https://periodicos.furg.br/juris/article/view/3208
identifier_str_mv 10.14295/juris.v14i0.3208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/juris/article/view/3208/1867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 JURIS - Revista da Faculdade de Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 JURIS - Revista da Faculdade de Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv JURIS - Faculty of Law Journal; Vol. 14 (2009); 81-103
JURIS - Revista de la Facultad de Derecho; Vol. 14 (2009); 81-103
JURIS - Revista da Faculdade de Direito; v. 14 (2009); 81-103
2447-3855
1413-3571
reponame:Juris (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Juris (Rio Grande. Online)
collection Juris (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Juris (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jrcc.pel@gmail.com||revistajuris.furg@gmail.com||juris@furg.br
_version_ 1798321599632375808