VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal'Igna, Maria Cláudia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Sansone, Ruan Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15442
Resumo: Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, articulados aos resultados de um Projeto de Pesquisa mais abrangente, desenvolvido em um Programa de Pós-Graduação em Educação da região sul do Brasil. O objetivo da primeira pesquisa é conhecer as trajetórias escolares de pessoas LGBTQIA+, analisando situações de discriminação, preconceito e violência sob a perspectiva de gênero e sexualidade. A segunda pesquisa descreve e analisa processos de generificação do trabalho docente e do currículo na educação básica e superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos de naturalização do preconceito, LGBTfobia e demais violências, e as estratégias que as pessoas LGBTQIA+ criam para sobreviver na escola, e assim resistir e reexistir, criando outros modos de vida. PALAVRAS-CHAVE: Violências. Resistências. Escola.    
id FURG-5_1e45278cdfcb8c7471d08a3786670a92
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15442
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIASNeste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, articulados aos resultados de um Projeto de Pesquisa mais abrangente, desenvolvido em um Programa de Pós-Graduação em Educação da região sul do Brasil. O objetivo da primeira pesquisa é conhecer as trajetórias escolares de pessoas LGBTQIA+, analisando situações de discriminação, preconceito e violência sob a perspectiva de gênero e sexualidade. A segunda pesquisa descreve e analisa processos de generificação do trabalho docente e do currículo na educação básica e superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos de naturalização do preconceito, LGBTfobia e demais violências, e as estratégias que as pessoas LGBTQIA+ criam para sobreviver na escola, e assim resistir e reexistir, criando outros modos de vida. PALAVRAS-CHAVE: Violências. Resistências. Escola.    Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1544210.14295/de.v11i1.15442Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 47 - 682358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15442/10293Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDal'Igna, Maria CláudiaSansone, Ruan Carlos2024-01-25T23:25:51Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15442Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:25:51Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
title VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
spellingShingle VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
Dal'Igna, Maria Cláudia
title_short VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
title_full VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
title_fullStr VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
title_full_unstemmed VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
title_sort VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
author Dal'Igna, Maria Cláudia
author_facet Dal'Igna, Maria Cláudia
Sansone, Ruan Carlos
author_role author
author2 Sansone, Ruan Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal'Igna, Maria Cláudia
Sansone, Ruan Carlos
description Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, articulados aos resultados de um Projeto de Pesquisa mais abrangente, desenvolvido em um Programa de Pós-Graduação em Educação da região sul do Brasil. O objetivo da primeira pesquisa é conhecer as trajetórias escolares de pessoas LGBTQIA+, analisando situações de discriminação, preconceito e violência sob a perspectiva de gênero e sexualidade. A segunda pesquisa descreve e analisa processos de generificação do trabalho docente e do currículo na educação básica e superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos de naturalização do preconceito, LGBTfobia e demais violências, e as estratégias que as pessoas LGBTQIA+ criam para sobreviver na escola, e assim resistir e reexistir, criando outros modos de vida. PALAVRAS-CHAVE: Violências. Resistências. Escola.    
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15442
10.14295/de.v11i1.15442
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15442
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15442/10293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 47 - 68
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977483218944