DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Claudio Eduardo Resende
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568
Resumo: Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des)objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu. Palavras-chave: Currículo. Gênero. Museu
id FURG-5_1e45bb4eb081fad85d44898093917468
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12568
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOSEste artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des)objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu. Palavras-chave: Currículo. Gênero. MuseuLepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1256810.14295/de.v9iEspecial.12568Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 314 - 3402358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568/8763Alves, Claudio Eduardo Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12568Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
title DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
spellingShingle DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
Alves, Claudio Eduardo Resende
title_short DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
title_full DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
title_fullStr DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
title_full_unstemmed DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
title_sort DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
author Alves, Claudio Eduardo Resende
author_facet Alves, Claudio Eduardo Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Claudio Eduardo Resende
description Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des)objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu. Palavras-chave: Currículo. Gênero. Museu
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568
10.14295/de.v9iEspecial.12568
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568/8763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 314 - 340
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1754644608227213312