Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16122 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar e compreender como os diferentes corpos que participaram de uma “Roda de Conversa sobre Mulheres no Futebol e Jogos de Futebol” com uma árbitra e ex-atleta de futebol performam nas partidas de futebol no espaço-tempo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abya Yala. Para tanto, optamos pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico, apoiada nas manifestações orais (falas) e gestuais (expressões e manifestações corporais) dos(as) estudantes das turmas dos anos finais do ensino fundamental. As análises nos mostraram que a vivência com o futebol arbitrada pela convidada possibilitou a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias. Foram produzidas diversasressonâncias nos(as) estudantes, sendo as questões de gênero, sexo e sexualidade os fios condutores dos debates e da vivência esportiva entre os(as) estudantes. |
id |
FURG-5_28c7a6ed57a446e6af65d99ada79e441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/16122 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya YalaEste estudo tem como objetivo analisar e compreender como os diferentes corpos que participaram de uma “Roda de Conversa sobre Mulheres no Futebol e Jogos de Futebol” com uma árbitra e ex-atleta de futebol performam nas partidas de futebol no espaço-tempo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abya Yala. Para tanto, optamos pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico, apoiada nas manifestações orais (falas) e gestuais (expressões e manifestações corporais) dos(as) estudantes das turmas dos anos finais do ensino fundamental. As análises nos mostraram que a vivência com o futebol arbitrada pela convidada possibilitou a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias. Foram produzidas diversasressonâncias nos(as) estudantes, sendo as questões de gênero, sexo e sexualidade os fios condutores dos debates e da vivência esportiva entre os(as) estudantes.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1612210.14295/de.v11i2.16122Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 212-2382358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16122/10609Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHachler Ricardo, KarolineTragino Plotegher, ÂndreaHartmann, Andressa2024-05-02T19:26:13Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16122Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-05-02T19:26:13Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
title |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
spellingShingle |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala Hachler Ricardo, Karoline |
title_short |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
title_full |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
title_fullStr |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
title_full_unstemmed |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
title_sort |
Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala |
author |
Hachler Ricardo, Karoline |
author_facet |
Hachler Ricardo, Karoline Tragino Plotegher, Ândrea Hartmann, Andressa |
author_role |
author |
author2 |
Tragino Plotegher, Ândrea Hartmann, Andressa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hachler Ricardo, Karoline Tragino Plotegher, Ândrea Hartmann, Andressa |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar e compreender como os diferentes corpos que participaram de uma “Roda de Conversa sobre Mulheres no Futebol e Jogos de Futebol” com uma árbitra e ex-atleta de futebol performam nas partidas de futebol no espaço-tempo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abya Yala. Para tanto, optamos pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico, apoiada nas manifestações orais (falas) e gestuais (expressões e manifestações corporais) dos(as) estudantes das turmas dos anos finais do ensino fundamental. As análises nos mostraram que a vivência com o futebol arbitrada pela convidada possibilitou a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias. Foram produzidas diversasressonâncias nos(as) estudantes, sendo as questões de gênero, sexo e sexualidade os fios condutores dos debates e da vivência esportiva entre os(as) estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16122 10.14295/de.v11i2.16122 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16122 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i2.16122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16122/10609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 212-238 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977979195392 |