CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia uma cartografia dos fluxos e das forças que se engendram, tendo as imagens do filme Carol como elemento disparador das redes de conversações com professoras. Argumenta-se que os encontros com as imagens cinematográficas em redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas, a potencialização da coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e na luta contra os poderes que tentam normatizar, codificar as escolas e silenciar as conquistas dos discursos feministas e queer presentes na produção acadêmica sobre currículos, gêneros e sexualidades. Conclui-se que o signo artístico do cinema faz fluir a força da diferença e da coletividade, potencializando as professoras a criar resistências e fabular currículos nômades com novos trajetos para a educação. |
id |
FURG-5_35c778ec10f1ab4eed25045f8bff9681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12934 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃOTrata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia uma cartografia dos fluxos e das forças que se engendram, tendo as imagens do filme Carol como elemento disparador das redes de conversações com professoras. Argumenta-se que os encontros com as imagens cinematográficas em redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas, a potencialização da coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e na luta contra os poderes que tentam normatizar, codificar as escolas e silenciar as conquistas dos discursos feministas e queer presentes na produção acadêmica sobre currículos, gêneros e sexualidades. Conclui-se que o signo artístico do cinema faz fluir a força da diferença e da coletividade, potencializando as professoras a criar resistências e fabular currículos nômades com novos trajetos para a educação.Lepidus2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1293410.14295/de.v9i1.12934Diversidade e Educação; v. 9 n. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”; 25 - 442358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934/8903da Silva, Sandra KretliAlves Paraíso, Marlucyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-31T00:30:24Zoai:periodicos.furg.br:article/12934Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-07-31T00:30:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
title |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO da Silva, Sandra Kretli |
title_short |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
title_full |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO |
author |
da Silva, Sandra Kretli |
author_facet |
da Silva, Sandra Kretli Alves Paraíso, Marlucy |
author_role |
author |
author2 |
Alves Paraíso, Marlucy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sandra Kretli Alves Paraíso, Marlucy |
description |
Trata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia uma cartografia dos fluxos e das forças que se engendram, tendo as imagens do filme Carol como elemento disparador das redes de conversações com professoras. Argumenta-se que os encontros com as imagens cinematográficas em redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas, a potencialização da coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e na luta contra os poderes que tentam normatizar, codificar as escolas e silenciar as conquistas dos discursos feministas e queer presentes na produção acadêmica sobre currículos, gêneros e sexualidades. Conclui-se que o signo artístico do cinema faz fluir a força da diferença e da coletividade, potencializando as professoras a criar resistências e fabular currículos nômades com novos trajetos para a educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934 10.14295/de.v9i1.12934 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i1.12934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934/8903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”; 25 - 44 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979612876800 |