“TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cieslak, Renata
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13574
Resumo: O artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são vistos como corpos dissidentes. Com dados colhidos em dois projetos de pesquisa, mostramos as interações e a produção da diferença nos temas em gênero e sexualidade. Tomamos a cultura escolar tanto como lugar de tentativas de reiteração da heteronormatividade, como território de possibilidades de transgressão e aliança que modificam a norma. Consideramos a importância das alianças e parcerias na escola no sentido de assegurar a abordagem dos temas em gênero e sexualidade na formação educacional pública, como componentes chave na constituição da cidadania em uma sociedade que se deseja democrática.
id FURG-5_3822169b913ee512a536cf1e74a62bed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13574
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADEO artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são vistos como corpos dissidentes. Com dados colhidos em dois projetos de pesquisa, mostramos as interações e a produção da diferença nos temas em gênero e sexualidade. Tomamos a cultura escolar tanto como lugar de tentativas de reiteração da heteronormatividade, como território de possibilidades de transgressão e aliança que modificam a norma. Consideramos a importância das alianças e parcerias na escola no sentido de assegurar a abordagem dos temas em gênero e sexualidade na formação educacional pública, como componentes chave na constituição da cidadania em uma sociedade que se deseja democrática.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1357410.14295/de.v9i2.13574Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 66 - 912358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13574/9289Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCieslak, RenataSeffner, Fernando2024-01-25T23:39:46Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13574Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:39:46Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
title “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
spellingShingle “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Cieslak, Renata
title_short “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
title_full “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
title_fullStr “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
title_full_unstemmed “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
title_sort “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
author Cieslak, Renata
author_facet Cieslak, Renata
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cieslak, Renata
Seffner, Fernando
description O artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são vistos como corpos dissidentes. Com dados colhidos em dois projetos de pesquisa, mostramos as interações e a produção da diferença nos temas em gênero e sexualidade. Tomamos a cultura escolar tanto como lugar de tentativas de reiteração da heteronormatividade, como território de possibilidades de transgressão e aliança que modificam a norma. Consideramos a importância das alianças e parcerias na escola no sentido de assegurar a abordagem dos temas em gênero e sexualidade na formação educacional pública, como componentes chave na constituição da cidadania em uma sociedade que se deseja democrática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13574
10.14295/de.v9i2.13574
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13574
identifier_str_mv 10.14295/de.v9i2.13574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13574/9289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 66 - 91
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975908257792