A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Gomes, Sidmar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henrique Messias Batista, Matheus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701
Resumo: Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes. Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram. Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de suas interações com as histórias trabalhadas, almejando o deslocamento, desde cedo, de valores cis heteronormativos impostos pelo mundo adulto.
id FURG-5_5f99bd167abc826d2af12f38ac2dd355
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13701
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇASAlmejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes. Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram. Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de suas interações com as histórias trabalhadas, almejando o deslocamento, desde cedo, de valores cis heteronormativos impostos pelo mundo adulto.Lepidus2022-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1370110.14295/de.v10i1.13701Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 222 - 2502358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701/9810Copyright (c) 2022 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira Gomes, SidmarHenrique Messias Batista, Matheus2022-08-05T20:44:43Zoai:periodicos.furg.br:article/13701Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-08-05T20:44:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
title A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
spellingShingle A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
Silveira Gomes, Sidmar
title_short A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
title_full A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
title_fullStr A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
title_sort A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
author Silveira Gomes, Sidmar
author_facet Silveira Gomes, Sidmar
Henrique Messias Batista, Matheus
author_role author
author2 Henrique Messias Batista, Matheus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Gomes, Sidmar
Henrique Messias Batista, Matheus
description Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes. Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram. Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de suas interações com as histórias trabalhadas, almejando o deslocamento, desde cedo, de valores cis heteronormativos impostos pelo mundo adulto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701
10.14295/de.v10i1.13701
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i1.13701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701/9810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 222 - 250
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1754644608466288640