O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14433 |
Resumo: | Este texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu compromisso com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. No contexto da aprovação de vários projetos de extensão fomos desafiadas e desafiados a imprimir a teorização pós-crítica na realização dos mesmos. Isso porque, na condução das disciplinas da graduação, mesmo que no estudo de vários referenciais teóricos, os procedimentos faziam borbulhar saberes que estranhavam o que é normal; as naturalizações; o mapeamento das relações de poder para assumir a lógica rizomática do “e” e evitar a lógica binária do “ou”. Assim sendo, o ensino e a extensão assumiam a indissociabilidade e a pesquisa seguiu esta mesma trajetória. Este texto, escrito a muitas mãos traz a experiência de docentes e discentes que navegaram pelas águas do Fesex. |
id |
FURG-5_6f605db5099b67bbdcda71774d7e0bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/14433 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOEste texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu compromisso com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. No contexto da aprovação de vários projetos de extensão fomos desafiadas e desafiados a imprimir a teorização pós-crítica na realização dos mesmos. Isso porque, na condução das disciplinas da graduação, mesmo que no estudo de vários referenciais teóricos, os procedimentos faziam borbulhar saberes que estranhavam o que é normal; as naturalizações; o mapeamento das relações de poder para assumir a lógica rizomática do “e” e evitar a lógica binária do “ou”. Assim sendo, o ensino e a extensão assumiam a indissociabilidade e a pesquisa seguiu esta mesma trajetória. Este texto, escrito a muitas mãos traz a experiência de docentes e discentes que navegaram pelas águas do Fesex.Lepidus2022-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1443310.14295/de.v10i1.14433Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 20 - 362358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14433/9744Batista Martins, KátiaMaria Ribeiro, CláudiaPinto Gonçalves do Reis, FábioVeloso Silva, Leandro Alvarenga Pereira, Marlyson info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T20:44:43Zoai:periodicos.furg.br:article/14433Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-08-05T20:44:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
spellingShingle |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Batista Martins, Kátia |
title_short |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_full |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_fullStr |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_sort |
O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
author |
Batista Martins, Kátia |
author_facet |
Batista Martins, Kátia Maria Ribeiro, Cláudia Pinto Gonçalves do Reis, Fábio Veloso Silva, Leandro Alvarenga Pereira, Marlyson |
author_role |
author |
author2 |
Maria Ribeiro, Cláudia Pinto Gonçalves do Reis, Fábio Veloso Silva, Leandro Alvarenga Pereira, Marlyson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista Martins, Kátia Maria Ribeiro, Cláudia Pinto Gonçalves do Reis, Fábio Veloso Silva, Leandro Alvarenga Pereira, Marlyson |
description |
Este texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu compromisso com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. No contexto da aprovação de vários projetos de extensão fomos desafiadas e desafiados a imprimir a teorização pós-crítica na realização dos mesmos. Isso porque, na condução das disciplinas da graduação, mesmo que no estudo de vários referenciais teóricos, os procedimentos faziam borbulhar saberes que estranhavam o que é normal; as naturalizações; o mapeamento das relações de poder para assumir a lógica rizomática do “e” e evitar a lógica binária do “ou”. Assim sendo, o ensino e a extensão assumiam a indissociabilidade e a pesquisa seguiu esta mesma trajetória. Este texto, escrito a muitas mãos traz a experiência de docentes e discentes que navegaram pelas águas do Fesex. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14433 10.14295/de.v10i1.14433 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14433 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v10i1.14433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14433/9744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 20 - 36 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979755483136 |