JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar. |
id |
FURG-5_780d9e3ca30817f0050a3d42bee726a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15258 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADESEste trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1525810.14295/de.v11i1.15258Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1039-10602358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258/10341Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Késia Maria Maximiano deMelissa Von Grafen Prass, Liciara2024-01-25T23:26:55Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15258Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:55Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
title |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
spellingShingle |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES Melo, Késia Maria Maximiano de |
title_short |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
title_full |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
title_fullStr |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
title_full_unstemmed |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
title_sort |
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES |
author |
Melo, Késia Maria Maximiano de |
author_facet |
Melo, Késia Maria Maximiano de Melissa Von Grafen Prass, Liciara |
author_role |
author |
author2 |
Melissa Von Grafen Prass, Liciara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Késia Maria Maximiano de Melissa Von Grafen Prass, Liciara |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258 10.14295/de.v11i1.15258 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258/10341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1039-1060 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977446518784 |