JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Késia Maria Maximiano de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Melissa Von Grafen Prass, Liciara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar.
id FURG-5_780d9e3ca30817f0050a3d42bee726a9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15258
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADESEste trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1525810.14295/de.v11i1.15258Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1039-10602358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258/10341Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Késia Maria Maximiano deMelissa Von Grafen Prass, Liciara2024-01-25T23:26:55Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15258Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:55Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
title JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
spellingShingle JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
Melo, Késia Maria Maximiano de
title_short JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
title_full JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
title_fullStr JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
title_full_unstemmed JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
title_sort JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
author Melo, Késia Maria Maximiano de
author_facet Melo, Késia Maria Maximiano de
Melissa Von Grafen Prass, Liciara
author_role author
author2 Melissa Von Grafen Prass, Liciara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Késia Maria Maximiano de
Melissa Von Grafen Prass, Liciara
description Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258
10.14295/de.v11i1.15258
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15258/10341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1039-1060
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977446518784