O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giorgis Santos Simões, Aline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Voss, Dulce Mari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8492
Resumo: Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.
id FURG-5_7c73b217fec404261329f20a444b5bb3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8492
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLAEsse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/849210.14295/de.v6i2.8492Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 90-982358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8492/5784Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiorgis Santos Simões, AlineSilva Voss, Dulce Mari2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8492Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
title O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
spellingShingle O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
Giorgis Santos Simões, Aline
title_short O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
title_full O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
title_fullStr O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
title_full_unstemmed O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
title_sort O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA
author Giorgis Santos Simões, Aline
author_facet Giorgis Santos Simões, Aline
Silva Voss, Dulce Mari
author_role author
author2 Silva Voss, Dulce Mari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giorgis Santos Simões, Aline
Silva Voss, Dulce Mari
description Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8492
10.14295/de.v6i2.8492
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8492
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8492/5784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 90-98
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978964856832