UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15344 |
Resumo: | O presente texto é resultado da tese de doutoramento em educação e tem como objetivo problematizar algumas publicações do site Gospel Prime – GP no período de 2015 e 2018 sobre o conceito de gênero associado a Biologia e suas implicações na educação para diversidade sexual. A questão central do artigo é: como a mídia evangélica representa gênero associado a Biologia em seus textos midiáticos e quais interferências ocorre no debate sobre educação? Compreendemos como mídia evangélica um conjunto de ferramentas utilizadas pela religião cristã, neste caso a evangélica, para expressar e comunicar sobre seus princípios religiosos, por meio de sites, rádios, jornais, redes de televisão, blogs entre outros. Para este trabalho nos limitaremos apenas a problematizar por meio de alguns textos elencados no site e suas representações de gênero associado a Biologia e como isso afeta de modo direto os debates sobre educação e diversidade sexual. Para capturar as representações no site GP utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Laurence Bardin. Por fim, ao analisarmos as mídias evangélicas compreendemos suas representações sobre o conceito de gênero e como utilizam a Biologia para tentar fundamentar seus princípios religiosos. |
id |
FURG-5_82b63d91ad8a7e7a3854d1d695c61d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15344 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS”O presente texto é resultado da tese de doutoramento em educação e tem como objetivo problematizar algumas publicações do site Gospel Prime – GP no período de 2015 e 2018 sobre o conceito de gênero associado a Biologia e suas implicações na educação para diversidade sexual. A questão central do artigo é: como a mídia evangélica representa gênero associado a Biologia em seus textos midiáticos e quais interferências ocorre no debate sobre educação? Compreendemos como mídia evangélica um conjunto de ferramentas utilizadas pela religião cristã, neste caso a evangélica, para expressar e comunicar sobre seus princípios religiosos, por meio de sites, rádios, jornais, redes de televisão, blogs entre outros. Para este trabalho nos limitaremos apenas a problematizar por meio de alguns textos elencados no site e suas representações de gênero associado a Biologia e como isso afeta de modo direto os debates sobre educação e diversidade sexual. Para capturar as representações no site GP utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Laurence Bardin. Por fim, ao analisarmos as mídias evangélicas compreendemos suas representações sobre o conceito de gênero e como utilizam a Biologia para tentar fundamentar seus princípios religiosos.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1534410.14295/de.v11i1.15344Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 706-7282358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15344/10317Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz Alves Siqueira, MarcosCarolina Calsa, Geiva2024-01-25T23:26:40Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15344Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:40Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
title |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” da Cruz Alves Siqueira, Marcos |
title_short |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
title_full |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
title_sort |
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: : “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS” |
author |
da Cruz Alves Siqueira, Marcos |
author_facet |
da Cruz Alves Siqueira, Marcos Carolina Calsa, Geiva |
author_role |
author |
author2 |
Carolina Calsa, Geiva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cruz Alves Siqueira, Marcos Carolina Calsa, Geiva |
description |
O presente texto é resultado da tese de doutoramento em educação e tem como objetivo problematizar algumas publicações do site Gospel Prime – GP no período de 2015 e 2018 sobre o conceito de gênero associado a Biologia e suas implicações na educação para diversidade sexual. A questão central do artigo é: como a mídia evangélica representa gênero associado a Biologia em seus textos midiáticos e quais interferências ocorre no debate sobre educação? Compreendemos como mídia evangélica um conjunto de ferramentas utilizadas pela religião cristã, neste caso a evangélica, para expressar e comunicar sobre seus princípios religiosos, por meio de sites, rádios, jornais, redes de televisão, blogs entre outros. Para este trabalho nos limitaremos apenas a problematizar por meio de alguns textos elencados no site e suas representações de gênero associado a Biologia e como isso afeta de modo direto os debates sobre educação e diversidade sexual. Para capturar as representações no site GP utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Laurence Bardin. Por fim, ao analisarmos as mídias evangélicas compreendemos suas representações sobre o conceito de gênero e como utilizam a Biologia para tentar fundamentar seus princípios religiosos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15344 10.14295/de.v11i1.15344 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15344 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15344/10317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 706-728 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977453858816 |