“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9680 |
Resumo: | A existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, excluindo e ou depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário,empresas apropriam-se produzindo e reproduzindo esses valores, por vias midiáticas,onde são adaptados aos seus interesses. A publicidade é uma das ferramentas utilizadas nessa questão, buscando na cultura as representações para atingir simbolicamente o consumidor. Sendo assim,objetivou-se analisar um filme publicitário de produtos masculinos, promovendo reflexões sobre as masculinidades. Para tal, utilizou-seda pesquisa qualitativa descritiva em formato documental, sendo, os dados, analisados através da Análise Conteúdo, na modalidade Temática. Assim, resultaram quatro eixos temáticos: 1) Masculinidades e Consumo; 2) Masculinidades em Imagens; 3) Masculinidades e Áudio; e 4) Elementos Pró-Masculinidades. Por fim, considera-se que as produções publicitárias além de produzir e reproduzir sentidos, também criam possibilidades para transformá-los, sendo possíveis recursos para atividades em Educação Sexual. |
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“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIOA existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, excluindo e ou depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário,empresas apropriam-se produzindo e reproduzindo esses valores, por vias midiáticas,onde são adaptados aos seus interesses. A publicidade é uma das ferramentas utilizadas nessa questão, buscando na cultura as representações para atingir simbolicamente o consumidor. Sendo assim,objetivou-se analisar um filme publicitário de produtos masculinos, promovendo reflexões sobre as masculinidades. Para tal, utilizou-seda pesquisa qualitativa descritiva em formato documental, sendo, os dados, analisados através da Análise Conteúdo, na modalidade Temática. Assim, resultaram quatro eixos temáticos: 1) Masculinidades e Consumo; 2) Masculinidades em Imagens; 3) Masculinidades e Áudio; e 4) Elementos Pró-Masculinidades. Por fim, considera-se que as produções publicitárias além de produzir e reproduzir sentidos, também criam possibilidades para transformá-los, sendo possíveis recursos para atividades em Educação Sexual.Lepidus2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/968010.14295/de.v8i1.9680Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 353-3702358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9680/7830Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Guilherme Gomesda Silva, Ricardo Desidério2020-10-02T21:49:40Zoai:periodicos.furg.br:article/9680Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-10-02T21:49:40Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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