A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grespan, Carla Lisbôa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ratto, Cleber Gibbon, Rottmann, Hans Gert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387
Resumo: Neste ensaio, tomaremos como análise os dados da pesquisa “Agenda Juventude Brasil 2013”, relacionados ao item “Temas da Juventude e Percepções do País”, sobretudo no que diz respeito à sociabilidade, ao “viver junto”, ao “estar junto”, tendo por objetivo pensar como as perspectivas de futuro das juventudes podem constituir uma linha de ampliação das formas de vida e sociabilidade, nunca completamenteprevisíveis ou garantidas. Os espaços virtuais redefinem o espaço público e político, proporcionando o reconhecimento de variadas subjetividades. Essas redes têm constituído diferenciados espaços de vida, uma multiplicidade de novas práticas de si e ações coletivas de inteligência que potencializam as sociabilidades e abrem perspectivas para um futuro que estamos a forjar a cada instante. Mas uma questão fica em aberto: o que temos, nós educador@s, a ver com isso?
id FURG-5_94eaed71d4d2e82c84ee25ca3f8348a7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6387
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuroNeste ensaio, tomaremos como análise os dados da pesquisa “Agenda Juventude Brasil 2013”, relacionados ao item “Temas da Juventude e Percepções do País”, sobretudo no que diz respeito à sociabilidade, ao “viver junto”, ao “estar junto”, tendo por objetivo pensar como as perspectivas de futuro das juventudes podem constituir uma linha de ampliação das formas de vida e sociabilidade, nunca completamenteprevisíveis ou garantidas. Os espaços virtuais redefinem o espaço público e político, proporcionando o reconhecimento de variadas subjetividades. Essas redes têm constituído diferenciados espaços de vida, uma multiplicidade de novas práticas de si e ações coletivas de inteligência que potencializam as sociabilidades e abrem perspectivas para um futuro que estamos a forjar a cada instante. Mas uma questão fica em aberto: o que temos, nós educador@s, a ver com isso?Lepidus2017-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387Diversidade e Educação; v. 4 n. 7 (2016): Revista Diversidade e Educação: Juventudes; 22-302358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387/4276Copyright (c) 2017 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrespan, Carla LisbôaRatto, Cleber GibbonRottmann, Hans Gert2018-07-03T21:37:20Zoai:periodicos.furg.br:article/6387Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2018-07-03T21:37:20Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
title A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
spellingShingle A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
Grespan, Carla Lisbôa
title_short A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
title_full A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
title_fullStr A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
title_full_unstemmed A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
title_sort A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro
author Grespan, Carla Lisbôa
author_facet Grespan, Carla Lisbôa
Ratto, Cleber Gibbon
Rottmann, Hans Gert
author_role author
author2 Ratto, Cleber Gibbon
Rottmann, Hans Gert
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grespan, Carla Lisbôa
Ratto, Cleber Gibbon
Rottmann, Hans Gert
description Neste ensaio, tomaremos como análise os dados da pesquisa “Agenda Juventude Brasil 2013”, relacionados ao item “Temas da Juventude e Percepções do País”, sobretudo no que diz respeito à sociabilidade, ao “viver junto”, ao “estar junto”, tendo por objetivo pensar como as perspectivas de futuro das juventudes podem constituir uma linha de ampliação das formas de vida e sociabilidade, nunca completamenteprevisíveis ou garantidas. Os espaços virtuais redefinem o espaço público e político, proporcionando o reconhecimento de variadas subjetividades. Essas redes têm constituído diferenciados espaços de vida, uma multiplicidade de novas práticas de si e ações coletivas de inteligência que potencializam as sociabilidades e abrem perspectivas para um futuro que estamos a forjar a cada instante. Mas uma questão fica em aberto: o que temos, nós educador@s, a ver com isso?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387/4276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 4 n. 7 (2016): Revista Diversidade e Educação: Juventudes; 22-30
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978044207105