ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11442 |
Resumo: | Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil, problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero” afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. Deste modo, nos fundamentamos nos estudos de gênero pós-estruturalistas, principalmente com as autoras Butler, Scott, Finco, Felipe e Paechter. A produção de narrativas com as docentes da educação infantil pautaram-se pelos princípios de Arfuch, na operacionalização de entrevistas dialógicas. Entre os resultados, as docentes enunciaram incertezas no entendimento do conceito de gênero e apontaram a ausência de discussões sobre o tema na formação inicial, porém, interviam em situações que emergiam no cotidiano. Consideramos que, de certa forma, as professoras resistem ao conservadorismo imposto nesses tempos, mesmo que por vezes sejam também afetadas por ele. |
id |
FURG-5_9b0677e5529d57d950364b6828da4fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11442 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOEste artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil, problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero” afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. Deste modo, nos fundamentamos nos estudos de gênero pós-estruturalistas, principalmente com as autoras Butler, Scott, Finco, Felipe e Paechter. A produção de narrativas com as docentes da educação infantil pautaram-se pelos princípios de Arfuch, na operacionalização de entrevistas dialógicas. Entre os resultados, as docentes enunciaram incertezas no entendimento do conceito de gênero e apontaram a ausência de discussões sobre o tema na formação inicial, porém, interviam em situações que emergiam no cotidiano. Consideramos que, de certa forma, as professoras resistem ao conservadorismo imposto nesses tempos, mesmo que por vezes sejam também afetadas por ele.Lepidus2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1144210.14295/de.v8i1.11442Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 48-692358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11442/7817Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBahiana, Mariane de AlmeidaBrito, Leandro Teofilo deFonseca, Michele Pereira de Souza da2020-10-02T17:46:24Zoai:periodicos.furg.br:article/11442Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-10-02T17:46:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
title |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
spellingShingle |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO Bahiana, Mariane de Almeida |
title_short |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
title_full |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
title_fullStr |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
title_full_unstemmed |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
title_sort |
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO |
author |
Bahiana, Mariane de Almeida |
author_facet |
Bahiana, Mariane de Almeida Brito, Leandro Teofilo de Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Leandro Teofilo de Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bahiana, Mariane de Almeida Brito, Leandro Teofilo de Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
description |
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil, problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero” afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. Deste modo, nos fundamentamos nos estudos de gênero pós-estruturalistas, principalmente com as autoras Butler, Scott, Finco, Felipe e Paechter. A produção de narrativas com as docentes da educação infantil pautaram-se pelos princípios de Arfuch, na operacionalização de entrevistas dialógicas. Entre os resultados, as docentes enunciaram incertezas no entendimento do conceito de gênero e apontaram a ausência de discussões sobre o tema na formação inicial, porém, interviam em situações que emergiam no cotidiano. Consideramos que, de certa forma, as professoras resistem ao conservadorismo imposto nesses tempos, mesmo que por vezes sejam também afetadas por ele. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11442 10.14295/de.v8i1.11442 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11442 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v8i1.11442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11442/7817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 48-69 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979551010816 |