CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Medeiros Batista, Adriana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues Batista, Marcelo, de Souza Medeiros, Divina Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15371
Resumo: Apresenta-se experiência de ação educativa iniciada em centro socioeducativo, com adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado. Depois, a mesma foi repetida em escola quilombola, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cumprindo medida socioeducativa em regime aberto. Aborda metodologia baseada na construção coletiva de uma história que remete a uma viagem, registrada em diário de bordo, transformada em livreto, com ilustração baseada em origamis. Traçou-se um comparativo entre as produções oriundas dos quatro cenários. Está estruturado em uma discussão acerca do papel da escola e da assistência social, como parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. Além disso, as intercessões entre o sistema socioeducativo e segurança pública, buscando evidenciar o caminho que, eventualmente, transcorre a criança e adolescente entre o abandono da escola e envolvimento com ato infracional.
id FURG-5_9e88476ad552143b06623c4e889efba4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15371
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEISApresenta-se experiência de ação educativa iniciada em centro socioeducativo, com adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado. Depois, a mesma foi repetida em escola quilombola, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cumprindo medida socioeducativa em regime aberto. Aborda metodologia baseada na construção coletiva de uma história que remete a uma viagem, registrada em diário de bordo, transformada em livreto, com ilustração baseada em origamis. Traçou-se um comparativo entre as produções oriundas dos quatro cenários. Está estruturado em uma discussão acerca do papel da escola e da assistência social, como parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. Além disso, as intercessões entre o sistema socioeducativo e segurança pública, buscando evidenciar o caminho que, eventualmente, transcorre a criança e adolescente entre o abandono da escola e envolvimento com ato infracional.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1537110.14295/de.v11i1.15371Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 230-2562358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15371/10300Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Medeiros Batista, AdrianaRodrigues Batista, Marcelode Souza Medeiros, Divina Lúcia2024-01-25T23:26:21Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15371Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
title CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
spellingShingle CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
de Souza Medeiros Batista, Adriana
title_short CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
title_full CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
title_fullStr CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
title_full_unstemmed CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
title_sort CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
author de Souza Medeiros Batista, Adriana
author_facet de Souza Medeiros Batista, Adriana
Rodrigues Batista, Marcelo
de Souza Medeiros, Divina Lúcia
author_role author
author2 Rodrigues Batista, Marcelo
de Souza Medeiros, Divina Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Medeiros Batista, Adriana
Rodrigues Batista, Marcelo
de Souza Medeiros, Divina Lúcia
description Apresenta-se experiência de ação educativa iniciada em centro socioeducativo, com adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado. Depois, a mesma foi repetida em escola quilombola, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cumprindo medida socioeducativa em regime aberto. Aborda metodologia baseada na construção coletiva de uma história que remete a uma viagem, registrada em diário de bordo, transformada em livreto, com ilustração baseada em origamis. Traçou-se um comparativo entre as produções oriundas dos quatro cenários. Está estruturado em uma discussão acerca do papel da escola e da assistência social, como parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. Além disso, as intercessões entre o sistema socioeducativo e segurança pública, buscando evidenciar o caminho que, eventualmente, transcorre a criança e adolescente entre o abandono da escola e envolvimento com ato infracional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15371
10.14295/de.v11i1.15371
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15371
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15371/10300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 230-256
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977465393152