“CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morando, André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Nadia Geisa Silveira de, Santos, Paloma Nascimento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310
Resumo: Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas a docência na Educação Infantil. Como proposta metodológica, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, para conhecer a dinâmica do grupo virtual. Como ferramenta analítica recorremos à análise do discurso, a partir dos pressupostos de Michel Foucault. Nessa perspectiva analítica não buscamos categorizar os discursos em verdadeiros ou falsos, mas suas condições de emergência. A análise mostrou como saberes sobre corpo, gênero e sexualidade são investidos na produção de discursos verdadeiros nas práticas discursivas das docentes e, sobretudo, como a comemoração do dia da família opera como estratégia heteronormativa de invisibilização social das famílias homoparentais na escola.
id FURG-5_a857292bdc17884b8049e2df253acfe9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11310
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTILAnalisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas a docência na Educação Infantil. Como proposta metodológica, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, para conhecer a dinâmica do grupo virtual. Como ferramenta analítica recorremos à análise do discurso, a partir dos pressupostos de Michel Foucault. Nessa perspectiva analítica não buscamos categorizar os discursos em verdadeiros ou falsos, mas suas condições de emergência. A análise mostrou como saberes sobre corpo, gênero e sexualidade são investidos na produção de discursos verdadeiros nas práticas discursivas das docentes e, sobretudo, como a comemoração do dia da família opera como estratégia heteronormativa de invisibilização social das famílias homoparentais na escola.Lepidus2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1131010.14295/de.v8i1.11310Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 452-4722358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310/7834Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorando, AndréSouza, Nadia Geisa Silveira deSantos, Paloma Nascimento dos2020-10-03T18:29:37Zoai:periodicos.furg.br:article/11310Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-10-03T18:29:37Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
title “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Morando, André
title_short “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
author Morando, André
author_facet Morando, André
Souza, Nadia Geisa Silveira de
Santos, Paloma Nascimento dos
author_role author
author2 Souza, Nadia Geisa Silveira de
Santos, Paloma Nascimento dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morando, André
Souza, Nadia Geisa Silveira de
Santos, Paloma Nascimento dos
description Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas a docência na Educação Infantil. Como proposta metodológica, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, para conhecer a dinâmica do grupo virtual. Como ferramenta analítica recorremos à análise do discurso, a partir dos pressupostos de Michel Foucault. Nessa perspectiva analítica não buscamos categorizar os discursos em verdadeiros ou falsos, mas suas condições de emergência. A análise mostrou como saberes sobre corpo, gênero e sexualidade são investidos na produção de discursos verdadeiros nas práticas discursivas das docentes e, sobretudo, como a comemoração do dia da família opera como estratégia heteronormativa de invisibilização social das famílias homoparentais na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310
10.14295/de.v8i1.11310
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310
identifier_str_mv 10.14295/de.v8i1.11310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310/7834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 452-472
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979531087872