Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7621 |
Resumo: | A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. Por isso, afetadas pelo o lugar que ocupamos – o de educadoras – e pelo desejo de estimular a reflexão em sobre tais questões, inscrevemo-nos no projeto "Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero", promovido pelo GESE, que nos ofereceu subsídios para desenvolvermos um bom trabalho com os terceiros anos do Ensino Médio. |
id |
FURG-5_b8b089a92867c3494ad6e390690a6e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7621 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e EspanholA importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. Por isso, afetadas pelo o lugar que ocupamos – o de educadoras – e pelo desejo de estimular a reflexão em sobre tais questões, inscrevemo-nos no projeto "Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero", promovido pelo GESE, que nos ofereceu subsídios para desenvolvermos um bom trabalho com os terceiros anos do Ensino Médio. Lepidus2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/762110.14295/de.v5i2.7621Diversidade e Educação; v. 5 n. 2 (2017): Educação para a Sexualidade; 91-952358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7621/5075Copyright (c) 2018 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Ana Paula Vieira de AndradeFreitas, Silvia Garcia de2024-03-13T00:09:53Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7621Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-03-13T00:09:53Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
title |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
spellingShingle |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade |
title_short |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
title_full |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
title_fullStr |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
title_full_unstemmed |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
title_sort |
Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol |
author |
Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade |
author_facet |
Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade Freitas, Silvia Garcia de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Silvia Garcia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade Freitas, Silvia Garcia de |
description |
A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. Por isso, afetadas pelo o lugar que ocupamos – o de educadoras – e pelo desejo de estimular a reflexão em sobre tais questões, inscrevemo-nos no projeto "Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero", promovido pelo GESE, que nos ofereceu subsídios para desenvolvermos um bom trabalho com os terceiros anos do Ensino Médio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7621 10.14295/de.v5i2.7621 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7621 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v5i2.7621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7621/5075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 5 n. 2 (2017): Educação para a Sexualidade; 91-95 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044975048425472 |