DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira Silva , Luciana Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinheiro de Queiroz Silva, Elenita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837
Resumo: A área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia (LDB), aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o LDB como dispositivo, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à noção de patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.
id FURG-5_bfb2a03d48293221ae3a79d401d4a70b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12837
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIAA área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia (LDB), aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o LDB como dispositivo, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à noção de patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1283710.14295/de.v9iEspecial.12837Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 576 - 5992358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837/8773Siqueira Silva , Luciana AparecidaPinheiro de Queiroz Silva, Elenitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12837Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
title DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
spellingShingle DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
Siqueira Silva , Luciana Aparecida
title_short DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
title_full DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
title_fullStr DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
title_sort DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
author Siqueira Silva , Luciana Aparecida
author_facet Siqueira Silva , Luciana Aparecida
Pinheiro de Queiroz Silva, Elenita
author_role author
author2 Pinheiro de Queiroz Silva, Elenita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira Silva , Luciana Aparecida
Pinheiro de Queiroz Silva, Elenita
description A área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia (LDB), aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o LDB como dispositivo, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à noção de patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837
10.14295/de.v9iEspecial.12837
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12837/8773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 576 - 599
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979606585344