Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6363 |
Resumo: | O corpo passou a ser problematizado de muitas maneiras, sob as mais diversas abordagens, para múltiplos fins. Em toda parte, o chamado culto ao corpo se propagou. Em discursos acadêmicos muitos ressaltaram que ele é um objeto produzido na e pela cultura. E nas dinâmicas culturais ele pode ser observado, explicado, classificado, examinado, medicalizado e pavoneado em inúmeras performances e representações para todos os gostos e interesses. Nesse contexto, o corpo é objeto de poder. Não por acaso tantos estudos já foram feitos para demonstrar e assegurar que ele está ao lado de categorias historicamente oprimidas e marginalizadas: minorias de raça, classe e gênero (JAQUET, 2001). |
id |
FURG-5_d45ee08b55e3172ab935fa952d8eb44c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6363 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticasO corpo passou a ser problematizado de muitas maneiras, sob as mais diversas abordagens, para múltiplos fins. Em toda parte, o chamado culto ao corpo se propagou. Em discursos acadêmicos muitos ressaltaram que ele é um objeto produzido na e pela cultura. E nas dinâmicas culturais ele pode ser observado, explicado, classificado, examinado, medicalizado e pavoneado em inúmeras performances e representações para todos os gostos e interesses. Nesse contexto, o corpo é objeto de poder. Não por acaso tantos estudos já foram feitos para demonstrar e assegurar que ele está ao lado de categorias historicamente oprimidas e marginalizadas: minorias de raça, classe e gênero (JAQUET, 2001).Lepidus2017-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6363Diversidade e Educação; v. 3 n. 5 (2015): Revista Diversidade e Educação: corpos; 10-182358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6363/4067Copyright (c) 2017 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Edvaldo Souza2018-07-03T21:37:34Zoai:periodicos.furg.br:article/6363Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2018-07-03T21:37:34Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
title |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
spellingShingle |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas Couto, Edvaldo Souza |
title_short |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
title_full |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
title_fullStr |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
title_full_unstemmed |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
title_sort |
Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas |
author |
Couto, Edvaldo Souza |
author_facet |
Couto, Edvaldo Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Edvaldo Souza |
description |
O corpo passou a ser problematizado de muitas maneiras, sob as mais diversas abordagens, para múltiplos fins. Em toda parte, o chamado culto ao corpo se propagou. Em discursos acadêmicos muitos ressaltaram que ele é um objeto produzido na e pela cultura. E nas dinâmicas culturais ele pode ser observado, explicado, classificado, examinado, medicalizado e pavoneado em inúmeras performances e representações para todos os gostos e interesses. Nesse contexto, o corpo é objeto de poder. Não por acaso tantos estudos já foram feitos para demonstrar e assegurar que ele está ao lado de categorias historicamente oprimidas e marginalizadas: minorias de raça, classe e gênero (JAQUET, 2001). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6363 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6363/4067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 3 n. 5 (2015): Revista Diversidade e Educação: corpos; 10-18 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978028478465 |