MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida dos Santos, Dolneia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Vargas, Juliana, Ribeiro de Vargas, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12838
Resumo: Neste estudo buscamos analisar e problematizar representações de maternidade, a partir de narrativas de jovens mães e gestantes, na faixa etária entre 17 e 23 anos de idade, estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da periferia de Canoas (RS). Para tanto, buscamos como aportes teóricos os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e os Estudos sobre Juventude. Como metodologia, aplicamos um questionário exploratório e, posteriormente, organizamos encontros de Grupo Focal, entre novembro e dezembro de 2018. Tais ferramentas subsidiaram organização das seguintes unidades analíticas: “Sou uma boa mãe - narrativas de afeto e atenção”; “Sou uma mãe, mas continuo sendo jovem, quero curtir a vida”. A partir de tais análises, destacamos a construção de maternidades juvenis plurais, que se distanciam das representações naturalizadas da maternidade e da juventude, as quais necessitam precisam ser mais bem estudadas e problematizadas em nossas instituições de ensino.
id FURG-5_d63a4cb10f259371d7f5fecd96783113
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12838
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIANeste estudo buscamos analisar e problematizar representações de maternidade, a partir de narrativas de jovens mães e gestantes, na faixa etária entre 17 e 23 anos de idade, estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da periferia de Canoas (RS). Para tanto, buscamos como aportes teóricos os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e os Estudos sobre Juventude. Como metodologia, aplicamos um questionário exploratório e, posteriormente, organizamos encontros de Grupo Focal, entre novembro e dezembro de 2018. Tais ferramentas subsidiaram organização das seguintes unidades analíticas: “Sou uma boa mãe - narrativas de afeto e atenção”; “Sou uma mãe, mas continuo sendo jovem, quero curtir a vida”. A partir de tais análises, destacamos a construção de maternidades juvenis plurais, que se distanciam das representações naturalizadas da maternidade e da juventude, as quais necessitam precisam ser mais bem estudadas e problematizadas em nossas instituições de ensino.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1283810.14295/de.v9iEspecial.12838Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 155 - 1772358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12838/8756Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida dos Santos, Dolneia Vargas, JulianaRibeiro de Vargas, Juliana 2024-01-25T23:45:14Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12838Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:45:14Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
title MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
spellingShingle MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
Aparecida dos Santos, Dolneia
title_short MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
title_full MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
title_fullStr MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
title_full_unstemmed MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
title_sort MATERNIDADES JUVENIS : O QUE DIZEM ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA
author Aparecida dos Santos, Dolneia
author_facet Aparecida dos Santos, Dolneia
Vargas, Juliana
Ribeiro de Vargas, Juliana
author_role author
author2 Vargas, Juliana
Ribeiro de Vargas, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida dos Santos, Dolneia
Vargas, Juliana
Ribeiro de Vargas, Juliana
description Neste estudo buscamos analisar e problematizar representações de maternidade, a partir de narrativas de jovens mães e gestantes, na faixa etária entre 17 e 23 anos de idade, estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da periferia de Canoas (RS). Para tanto, buscamos como aportes teóricos os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e os Estudos sobre Juventude. Como metodologia, aplicamos um questionário exploratório e, posteriormente, organizamos encontros de Grupo Focal, entre novembro e dezembro de 2018. Tais ferramentas subsidiaram organização das seguintes unidades analíticas: “Sou uma boa mãe - narrativas de afeto e atenção”; “Sou uma mãe, mas continuo sendo jovem, quero curtir a vida”. A partir de tais análises, destacamos a construção de maternidades juvenis plurais, que se distanciam das representações naturalizadas da maternidade e da juventude, as quais necessitam precisam ser mais bem estudadas e problematizadas em nossas instituições de ensino.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12838
10.14295/de.v9iEspecial.12838
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12838
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12838/8756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 155 - 177
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975873654784