PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12171 |
Resumo: | O presente artigo busca discutir as possíveis relações entre neoliberalismo, governamentalidade e educação. Debatendo como as políticas públicas são operadores de uma governamentalidade. Intentando refletir sobre escola e democracia em tempos de isolamento social, em um primeiro momento, abordando as relações entre neoliberalismo e as novas sociabilidades em educação, num segundo momento pensando acerca de como os ordenamentos de mercado atribuem à educação em geral e, em particular à escola, a função de formação para o mercado. Por fim, compreendemos que as relações entre democracia e pandemia serviram de aporte para tentar justificar as formas remotas de trabalho, nelas incluídos processos de formação e novas subjetividades, além da naturalização da violência para com os corpos queer. |
id |
FURG-5_d86dae6c066a7e9f6dad24829009ff5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12171 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIASO presente artigo busca discutir as possíveis relações entre neoliberalismo, governamentalidade e educação. Debatendo como as políticas públicas são operadores de uma governamentalidade. Intentando refletir sobre escola e democracia em tempos de isolamento social, em um primeiro momento, abordando as relações entre neoliberalismo e as novas sociabilidades em educação, num segundo momento pensando acerca de como os ordenamentos de mercado atribuem à educação em geral e, em particular à escola, a função de formação para o mercado. Por fim, compreendemos que as relações entre democracia e pandemia serviram de aporte para tentar justificar as formas remotas de trabalho, nelas incluídos processos de formação e novas subjetividades, além da naturalização da violência para com os corpos queer.Lepidus2021-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1217110.14295/de.v8i2.12171Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 74 - 982358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12171/8467Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mitz Helena de SouzaSilva, Robson Guedes da2021-05-24T00:46:02Zoai:periodicos.furg.br:article/12171Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:46:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
title |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS Santos, Mitz Helena de Souza |
title_short |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
title_full |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
title_sort |
PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS |
author |
Santos, Mitz Helena de Souza |
author_facet |
Santos, Mitz Helena de Souza Silva, Robson Guedes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Robson Guedes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mitz Helena de Souza Silva, Robson Guedes da |
description |
O presente artigo busca discutir as possíveis relações entre neoliberalismo, governamentalidade e educação. Debatendo como as políticas públicas são operadores de uma governamentalidade. Intentando refletir sobre escola e democracia em tempos de isolamento social, em um primeiro momento, abordando as relações entre neoliberalismo e as novas sociabilidades em educação, num segundo momento pensando acerca de como os ordenamentos de mercado atribuem à educação em geral e, em particular à escola, a função de formação para o mercado. Por fim, compreendemos que as relações entre democracia e pandemia serviram de aporte para tentar justificar as formas remotas de trabalho, nelas incluídos processos de formação e novas subjetividades, além da naturalização da violência para com os corpos queer. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12171 10.14295/de.v8i2.12171 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12171 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v8i2.12171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12171/8467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 74 - 98 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979586662400 |