DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11443 |
Resumo: | O artigo discute presenças e ausências dos direitos humanos no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, procurando saber como tal temática é enfocada no documento e que outros documentos legais e oficiais legitimam possíveis resistências para o trabalho docente com crianças. O documento foi lido em sua integralidade e mapeada a palavra ‘direitos humanos’ em seu texto em todas as disciplinas e eixos da Educação Infantil ao 5º. Ano do Ensino Fundamental, excetuando apenas a disciplina de Ensino Religioso, que não foi incluída nessa edição. Apesar do entendimento de que os direitos humanos possam perpassar muitos temas e conceitos curriculares, além da presença do seu termo, pretendeu-se observar como ele foi cunhado e priorizado no documento. O texto tem por propósito pensar sobre essas questões, especificamente nas resistências possíveis para legitimar o trabalho docente em instituições educativas com crianças. |
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