DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumann, Patricia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396
Resumo: Gênero e altas habilidades/superdotação são temas contemporâneos na educação e sociedade. Assim, o objetivo foi analisar artigos sobre ambos. O método foi bibliográfico. A fonte foi o Google Acadêmico e a análise qualitativa. Os resultados foram 4 artigos com diferentes objetos e métodos, mas com um ponto comum: há menos meninas identificadas com superdotação e menos mulheres na ciência. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a qual é influenciada pela heteronormatividade e mitos pautados numa ideia específica de racionalidade. Considera-se que a diversidade de pesquisas é positiva, mas há imensa falta de estudos sobre as identidades de gênero e superdotação.
id FURG-5_f52e8b039e9612f3e8b48378e67bb7d9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8396
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃOGênero e altas habilidades/superdotação são temas contemporâneos na educação e sociedade. Assim, o objetivo foi analisar artigos sobre ambos. O método foi bibliográfico. A fonte foi o Google Acadêmico e a análise qualitativa. Os resultados foram 4 artigos com diferentes objetos e métodos, mas com um ponto comum: há menos meninas identificadas com superdotação e menos mulheres na ciência. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a qual é influenciada pela heteronormatividade e mitos pautados numa ideia específica de racionalidade. Considera-se que a diversidade de pesquisas é positiva, mas há imensa falta de estudos sobre as identidades de gênero e superdotação.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/839610.14295/de.v6i2.8396Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 62-702358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396/5781Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeumann, Patricia2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8396Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
spellingShingle DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Neumann, Patricia
title_short DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_full DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_fullStr DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_full_unstemmed DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_sort DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
author Neumann, Patricia
author_facet Neumann, Patricia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumann, Patricia
description Gênero e altas habilidades/superdotação são temas contemporâneos na educação e sociedade. Assim, o objetivo foi analisar artigos sobre ambos. O método foi bibliográfico. A fonte foi o Google Acadêmico e a análise qualitativa. Os resultados foram 4 artigos com diferentes objetos e métodos, mas com um ponto comum: há menos meninas identificadas com superdotação e menos mulheres na ciência. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a qual é influenciada pela heteronormatividade e mitos pautados numa ideia específica de racionalidade. Considera-se que a diversidade de pesquisas é positiva, mas há imensa falta de estudos sobre as identidades de gênero e superdotação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396
10.14295/de.v6i2.8396
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396/5781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 62-70
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978559057920