DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522 |
Resumo: | O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. PALAVRAS-CHAVES: Dança. Educação antirracista. Juventude. Diversidade. |
id |
FURG-5_fbe499dd33f12cf375a3ed431d32a1f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12522 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. PALAVRAS-CHAVES: Dança. Educação antirracista. Juventude. Diversidade.Lepidus2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1252210.14295/de.v9i2.12522Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 772 - 7902358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522/9318Moura Cardilo, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T15:55:43Zoai:periodicos.furg.br:article/12522Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-01-28T15:55:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
title |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES Moura Cardilo, Camila |
title_short |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
title_full |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
title_sort |
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES |
author |
Moura Cardilo, Camila |
author_facet |
Moura Cardilo, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura Cardilo, Camila |
description |
O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. PALAVRAS-CHAVES: Dança. Educação antirracista. Juventude. Diversidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522 10.14295/de.v9i2.12522 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i2.12522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522/9318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 772 - 790 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1754644608223019008 |