DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura Cardilo, Camila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522
Resumo: O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. PALAVRAS-CHAVES: Dança. Educação antirracista. Juventude. Diversidade.
id FURG-5_fbe499dd33f12cf375a3ed431d32a1f6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12522
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. PALAVRAS-CHAVES: Dança. Educação antirracista. Juventude. Diversidade.Lepidus2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1252210.14295/de.v9i2.12522Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 772 - 7902358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522/9318Moura Cardilo, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T15:55:43Zoai:periodicos.furg.br:article/12522Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-01-28T15:55:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
title DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
spellingShingle DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
Moura Cardilo, Camila
title_short DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
title_full DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
title_fullStr DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
title_sort DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
author Moura Cardilo, Camila
author_facet Moura Cardilo, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura Cardilo, Camila
description O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. PALAVRAS-CHAVES: Dança. Educação antirracista. Juventude. Diversidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522
10.14295/de.v9i2.12522
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522
identifier_str_mv 10.14295/de.v9i2.12522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522/9318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 772 - 790
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1754644608223019008