CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034 |
Resumo: | Neste artigo, problematizamos e discutimos as práticas discursivas vinculadas à produção do corpo e da sexualidade nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Examinamos publicações que trazem relatos de experiências pedagógicas de graduandos ligados(as) ao PIBID e aos estágios de docência. Essas publicações estão presentes nas atas de dois importantes eventos científicos: ENPEC e ENEBIO. Inspirados pelos estudos foucaultianos nas suas vertentes pós-estruturalistas, buscamos conhecer os discursos colocados em ação para ensinar sobre o corpo e a sexualidade em sala de aula. Embora os autores entendam e defendam a necessidade de uma abordagem que trate da dimensão social relativa ao corpo e à sexualidade, principalmente, relacionada com as experiências de vida dos alunos, o processo de ensino-aprendizagem continua associado aos discursos biológicos, da anatomia e da fisiologia, e médicos com a finalidade de prevenção de doenças e da gravidez. |
id |
FURG-5_fd4ae8dc9f79902f00cb9ca0a5d7ab8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9034 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIANeste artigo, problematizamos e discutimos as práticas discursivas vinculadas à produção do corpo e da sexualidade nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Examinamos publicações que trazem relatos de experiências pedagógicas de graduandos ligados(as) ao PIBID e aos estágios de docência. Essas publicações estão presentes nas atas de dois importantes eventos científicos: ENPEC e ENEBIO. Inspirados pelos estudos foucaultianos nas suas vertentes pós-estruturalistas, buscamos conhecer os discursos colocados em ação para ensinar sobre o corpo e a sexualidade em sala de aula. Embora os autores entendam e defendam a necessidade de uma abordagem que trate da dimensão social relativa ao corpo e à sexualidade, principalmente, relacionada com as experiências de vida dos alunos, o processo de ensino-aprendizagem continua associado aos discursos biológicos, da anatomia e da fisiologia, e médicos com a finalidade de prevenção de doenças e da gravidez.Lepidus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/903410.14295/de.v7i1.9034Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 227-2432358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034/5992Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorando, AndréSouza, Nadia Geisa Silveira de2019-09-11T19:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/9034Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-09-11T19:21:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
title |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA Morando, André |
title_short |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
title_full |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
title_sort |
CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
author |
Morando, André |
author_facet |
Morando, André Souza, Nadia Geisa Silveira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nadia Geisa Silveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morando, André Souza, Nadia Geisa Silveira de |
description |
Neste artigo, problematizamos e discutimos as práticas discursivas vinculadas à produção do corpo e da sexualidade nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Examinamos publicações que trazem relatos de experiências pedagógicas de graduandos ligados(as) ao PIBID e aos estágios de docência. Essas publicações estão presentes nas atas de dois importantes eventos científicos: ENPEC e ENEBIO. Inspirados pelos estudos foucaultianos nas suas vertentes pós-estruturalistas, buscamos conhecer os discursos colocados em ação para ensinar sobre o corpo e a sexualidade em sala de aula. Embora os autores entendam e defendam a necessidade de uma abordagem que trate da dimensão social relativa ao corpo e à sexualidade, principalmente, relacionada com as experiências de vida dos alunos, o processo de ensino-aprendizagem continua associado aos discursos biológicos, da anatomia e da fisiologia, e médicos com a finalidade de prevenção de doenças e da gravidez. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034 10.14295/de.v7i1.9034 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v7i1.9034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034/5992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 227-243 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979002605568 |