O ESTUDO DAS MEMÓRIAS PÓS CIRÚRGICAS: IMPORTÂNCIA E LIMITAÇÕES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6027 |
Resumo: | O presente artigo objetivou investigar as memórias que as crianças têm sobre a cirurgia eletiva a qual foram submetidas. A experiência de passar por uma cirurgia na infância pode influenciar de modo positivo ou negativo o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, as memórias deste evento, podem elucidar os elementos implicados na vivência desse processo. Participaram desta pesquisa 20 crianças (10 meninos e 10 meninas) com idade variando entre 6 e 12 anos, internadas num hospital infantil para a realização de cirurgia eletiva de pequeno porte. As intervenções cirúrgicas foram: hérnias inguinal e umbilical, amigdalectomia, adenoidectomia e postectomia. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, constando de 9 questões, as quais aventavam questões sobre as memórias da criança, com questões relativas a como a criança acordou, o que lembra do hospital e da cirurgia, o que disse para sua mãe, como foi sua volta para casa, recuperação e tratamento, bem como, sanar eventuais dúvidas que a criança e a mãe, porventura, possam ter tido durante este tempo. As memórias pós-cirúrgicas das crianças pesquisadas foram fidedignas ao que realmente acontece. Em geral as crianças lembram daquilo que vivenciaram e presenciaram no hospital desde sua chegada até o momento da alta, e deste modo, as memórias retratam a condição de hospitalização e cirurgia, trazendo detalhes sobre os aspectos relacionados a esta temática. As implicações práticas dos resultados salientam a importância da preparação psicológica da criança e da família para as diferentes etapas de um procedimento cirúrgico, que vão desde a decisão de se fazer a cirurgia até os resultados após sua realização. |
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