EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelli Evans Telles dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019
Resumo: O ambiente escolar é o lugar ideal para se desenvolverem programas de educação para a saúde, pois exerce grande influência sobre seus alunos nas etapas formativas e mais importantes de suas vidas. Neste sentido, os Anos Iniciais da Educação Básica se apresentam como uma etapa fundamental da escolarização para serem explorados os assuntos relacionados ao tema transversal da saúde. No presente trabalho, são relatadas intervenções que objetivaram promover a saúde numa perspectiva global e contextualizadora. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2012, em três escolas do município de Uruguaiana/RS que obtiveram baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em cada uma das 25 turmas participantes foram realizados 5 encontros com objetivos diferenciados. Participaram dos encontros aproximadamente 360 alunos e os mesmos oportunizaram a participação ativa dos estudantes, a contextualização, atividades práticas e lúdicas, discussões, a construção coletiva do conhecimento e a interação entre colegas e mediadores. Espera-se que as intervenções tenham potencializado os conhecimentos dos alunos e contribuído para reflexões sobre as condutas e hábitos de vida, conduzindo a mudanças/escolhas positivas, a multiplicação das ações e a propagação das aprendizagens para a realidade na qual estão inseridos.
id FURG-6_0ae5f1fb119cd3bed3ca0c4382e4c82e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6019
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIASaúde escolarPromoção da saúdeEducação em saúdeO ambiente escolar é o lugar ideal para se desenvolverem programas de educação para a saúde, pois exerce grande influência sobre seus alunos nas etapas formativas e mais importantes de suas vidas. Neste sentido, os Anos Iniciais da Educação Básica se apresentam como uma etapa fundamental da escolarização para serem explorados os assuntos relacionados ao tema transversal da saúde. No presente trabalho, são relatadas intervenções que objetivaram promover a saúde numa perspectiva global e contextualizadora. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2012, em três escolas do município de Uruguaiana/RS que obtiveram baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em cada uma das 25 turmas participantes foram realizados 5 encontros com objetivos diferenciados. Participaram dos encontros aproximadamente 360 alunos e os mesmos oportunizaram a participação ativa dos estudantes, a contextualização, atividades práticas e lúdicas, discussões, a construção coletiva do conhecimento e a interação entre colegas e mediadores. Espera-se que as intervenções tenham potencializado os conhecimentos dos alunos e contribuído para reflexões sobre as condutas e hábitos de vida, conduzindo a mudanças/escolhas positivas, a multiplicação das ações e a propagação das aprendizagens para a realidade na qual estão inseridos.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2013); 45-532177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019/3706Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcelli Evans Telles dosFolmer, Vanderlei2018-11-09T12:55:10Zoai:periodicos.furg.br:article/6019Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-11-09T12:55:10Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Santos, Marcelli Evans Telles dos
Saúde escolar
Promoção da saúde
Educação em saúde
title_short EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Santos, Marcelli Evans Telles dos
author_facet Santos, Marcelli Evans Telles dos
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Folmer, Vanderlei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelli Evans Telles dos
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde escolar
Promoção da saúde
Educação em saúde
topic Saúde escolar
Promoção da saúde
Educação em saúde
description O ambiente escolar é o lugar ideal para se desenvolverem programas de educação para a saúde, pois exerce grande influência sobre seus alunos nas etapas formativas e mais importantes de suas vidas. Neste sentido, os Anos Iniciais da Educação Básica se apresentam como uma etapa fundamental da escolarização para serem explorados os assuntos relacionados ao tema transversal da saúde. No presente trabalho, são relatadas intervenções que objetivaram promover a saúde numa perspectiva global e contextualizadora. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2012, em três escolas do município de Uruguaiana/RS que obtiveram baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em cada uma das 25 turmas participantes foram realizados 5 encontros com objetivos diferenciados. Participaram dos encontros aproximadamente 360 alunos e os mesmos oportunizaram a participação ativa dos estudantes, a contextualização, atividades práticas e lúdicas, discussões, a construção coletiva do conhecimento e a interação entre colegas e mediadores. Espera-se que as intervenções tenham potencializado os conhecimentos dos alunos e contribuído para reflexões sobre as condutas e hábitos de vida, conduzindo a mudanças/escolhas positivas, a multiplicação das ações e a propagação das aprendizagens para a realidade na qual estão inseridos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019/3706
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2013); 45-53
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041719063085056