Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Fabio Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, Marcia Gomide da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/9364
Resumo: O Programa Brasil Sorridente possui o objetivo de mitigar as desigualdades no acesso à assistência em saúde bucal a todas as faixas etárias nos diversos níveis de atenção, tendo os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com a função de suprir a demanda por atendimentos especializados. Usuários que chegam às Unidades Básicas de Saúde (UBS) são referenciados aos CEO e posteriormente contra referenciados às UBS de origem, configurando a rede de referência e contra referência (RCR), situadas entre as áreas programáticas do município do Rio de Janeiro. Com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade do instrumental teórico-metodológico da Análise de Redes Sociais (ARS), avaliou-se a possibilidade de utilização deste instrumental como suporte analítico à governança para futuras investigações da realidade. Com caráter descritivo e analítico, foram pesquisados dados de acesso livre disponíveis no portal do DataSUS. Utilizou-se o software Gephi para a construção dos gráficos da rede formada entre as UBS e CEO. Observaram-se clusters em algumas áreas programáticas, podendo estar trazendo sobrecarga nos atendimentos dos mesmos. Diante da limitação de análise sugere-se que a utilização da ARS, possa ser uma alternativa à governança em prol de programas de saúde.
id FURG-6_16601c74e5a90f1a794c3726b82acd87
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9364
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.Análise de Redes SociaisReferência e Contra ReferênciaPrograma Brasil Sorridentegovernança.O Programa Brasil Sorridente possui o objetivo de mitigar as desigualdades no acesso à assistência em saúde bucal a todas as faixas etárias nos diversos níveis de atenção, tendo os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com a função de suprir a demanda por atendimentos especializados. Usuários que chegam às Unidades Básicas de Saúde (UBS) são referenciados aos CEO e posteriormente contra referenciados às UBS de origem, configurando a rede de referência e contra referência (RCR), situadas entre as áreas programáticas do município do Rio de Janeiro. Com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade do instrumental teórico-metodológico da Análise de Redes Sociais (ARS), avaliou-se a possibilidade de utilização deste instrumental como suporte analítico à governança para futuras investigações da realidade. Com caráter descritivo e analítico, foram pesquisados dados de acesso livre disponíveis no portal do DataSUS. Utilizou-se o software Gephi para a construção dos gráficos da rede formada entre as UBS e CEO. Observaram-se clusters em algumas áreas programáticas, podendo estar trazendo sobrecarga nos atendimentos dos mesmos. Diante da limitação de análise sugere-se que a utilização da ARS, possa ser uma alternativa à governança em prol de programas de saúde.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo; abordagemapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/936410.14295/vittalle.v31i2.9364VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 31 n. 2 (2019); 53-632177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/9364/6329Copyright (c) 2019 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Fabio RochaMello, Marcia Gomide da Silva2020-08-06T12:39:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9364Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-08-06T12:39:28Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
title Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
spellingShingle Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
de Paula, Fabio Rocha
Análise de Redes Sociais
Referência e Contra Referência
Programa Brasil Sorridente
governança.
title_short Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
title_full Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
title_fullStr Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
title_full_unstemmed Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
title_sort Centro de Especialidade Odontológica e Unidade Básica de Saúde: análise de Redes Sociais como estratégia de governança.
author de Paula, Fabio Rocha
author_facet de Paula, Fabio Rocha
Mello, Marcia Gomide da Silva
author_role author
author2 Mello, Marcia Gomide da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Fabio Rocha
Mello, Marcia Gomide da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Redes Sociais
Referência e Contra Referência
Programa Brasil Sorridente
governança.
topic Análise de Redes Sociais
Referência e Contra Referência
Programa Brasil Sorridente
governança.
description O Programa Brasil Sorridente possui o objetivo de mitigar as desigualdades no acesso à assistência em saúde bucal a todas as faixas etárias nos diversos níveis de atenção, tendo os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com a função de suprir a demanda por atendimentos especializados. Usuários que chegam às Unidades Básicas de Saúde (UBS) são referenciados aos CEO e posteriormente contra referenciados às UBS de origem, configurando a rede de referência e contra referência (RCR), situadas entre as áreas programáticas do município do Rio de Janeiro. Com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade do instrumental teórico-metodológico da Análise de Redes Sociais (ARS), avaliou-se a possibilidade de utilização deste instrumental como suporte analítico à governança para futuras investigações da realidade. Com caráter descritivo e analítico, foram pesquisados dados de acesso livre disponíveis no portal do DataSUS. Utilizou-se o software Gephi para a construção dos gráficos da rede formada entre as UBS e CEO. Observaram-se clusters em algumas áreas programáticas, podendo estar trazendo sobrecarga nos atendimentos dos mesmos. Diante da limitação de análise sugere-se que a utilização da ARS, possa ser uma alternativa à governança em prol de programas de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método; abordagem
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/9364
10.14295/vittalle.v31i2.9364
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/9364
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v31i2.9364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/9364/6329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 31 n. 2 (2019); 53-63
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041720514314240