Conhecimento do tema plantas medicinais e fitoterápicos como instrumento tecnológico na formação dos acadêmicos de enfermagem
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7496 |
Resumo: | O trabalho investigou sobre o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as plantas medicinais e fitoterápicos. Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado com a aplicação de questionário direcionado a alunos de Enfermagem em 2010. Participaram 156 acadêmicos, a maioria formada por mulheres jovens e solteiras com idade média de 23,6 anos. A maior parte dos entrevistados (67,9%) conhecem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), principalmente massagens, acupuntura, terapia floral, reiki, homeopatia, musicoterapia e fitoterapia. Utilizam-nas e conhecem pessoas que usam essas práticas terapêuticas. A aquisição do conhecimento se deu, principalmente, em livros (49,2%) e revistas (64,7%) e 53,2% utilizam as PICs para o autocuidado. Apenas 30,1% discutiram o tema com docentes. Constatou-se que a maioria (98,1%) desconhece a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e as Políticas Intersetorial de Plantas Medicinais do RS. Mesmo assim, os acadêmicos sao favoráveis à implantação de disciplina curricular abordando o tema. Assim, conclui-se que existe um ambiente favorável para a abordagem do tema no currículo do curso. |
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