PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, DEISI CARDOSO
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CECAGNO, DIANA, SIQUEIRA, HEDI CRESCENCIA HECKLER DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7603
Resumo: O projeto “Decora Pediatria” foi elaborado e implementado por uma voluntária, numa unidade pediátrica de um hospital geral da cidade de Pelotas-RS, no período de 1999 a 2002. O objetivo inicialmente era transformar a área física num ambiente acolhedor e humanizado para que os efeitos negativos da hospitalização fossem amenizados, mas transcendeu as expectativas. Este trabalho foi acompanhado durante todo o processo, e identificaram-se diversos aspectos relevantes, evidenciando a mobilização da voluntária, em diferentes atividades, principalmente a sensibilização e motivação da equipe multiprofissional que atuava na unidade, bem como na instituição e na comunidade em geral. Entre os resultados, salientamos a mudança de atitude que ocorreu nas pessoas envolvidas diretamente: a equipe de enfermagem, que através da valorização de sua participação sentiu-se motivada a comprometer-se com o processo, aumentando o espírito de coleguismo e a responsabilidade perante o cliente e, conseqüentemente, resultou na melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem prestado, ocasionando diversas mudanças no processo de cuidar que foram prontamente respondidas pelos clientes (criança e família) através de gestos de carinho como o retorno após a alta para visita informal e participação na recuperação. Observou-se também a melhoria da qualidade de vida da voluntária, a satisfação da direção/chefia de enfermagem da instituição, assim como a motivação da equipe multiprofissional no exercício de sua profissão.
id FURG-6_3a4fa85407534ea3a97bcf97d6b8a9b5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7603
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDEvoluntariadoenfermagem pediátricacuidado de enfermagemvolunteer workpediatric nursingnursing careO projeto “Decora Pediatria” foi elaborado e implementado por uma voluntária, numa unidade pediátrica de um hospital geral da cidade de Pelotas-RS, no período de 1999 a 2002. O objetivo inicialmente era transformar a área física num ambiente acolhedor e humanizado para que os efeitos negativos da hospitalização fossem amenizados, mas transcendeu as expectativas. Este trabalho foi acompanhado durante todo o processo, e identificaram-se diversos aspectos relevantes, evidenciando a mobilização da voluntária, em diferentes atividades, principalmente a sensibilização e motivação da equipe multiprofissional que atuava na unidade, bem como na instituição e na comunidade em geral. Entre os resultados, salientamos a mudança de atitude que ocorreu nas pessoas envolvidas diretamente: a equipe de enfermagem, que através da valorização de sua participação sentiu-se motivada a comprometer-se com o processo, aumentando o espírito de coleguismo e a responsabilidade perante o cliente e, conseqüentemente, resultou na melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem prestado, ocasionando diversas mudanças no processo de cuidar que foram prontamente respondidas pelos clientes (criança e família) através de gestos de carinho como o retorno após a alta para visita informal e participação na recuperação. Observou-se também a melhoria da qualidade de vida da voluntária, a satisfação da direção/chefia de enfermagem da instituição, assim como a motivação da equipe multiprofissional no exercício de sua profissão.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/760310.14295/vittalle.v16i2.7603VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 16 n. 2 (2004); 21-282177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7603/4940Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOARES, DEISI CARDOSOCECAGNO, DIANASIQUEIRA, HEDI CRESCENCIA HECKLER DE2017-12-11T17:47:45Zoai:periodicos.furg.br:article/7603Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2017-12-11T17:47:45Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
title PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
spellingShingle PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
SOARES, DEISI CARDOSO
voluntariado
enfermagem pediátrica
cuidado de enfermagem
volunteer work
pediatric nursing
nursing care
title_short PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
title_full PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
title_fullStr PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
title_sort PERCEPÇÕES FRENTE ÀS AÇÕES DO VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE
author SOARES, DEISI CARDOSO
author_facet SOARES, DEISI CARDOSO
CECAGNO, DIANA
SIQUEIRA, HEDI CRESCENCIA HECKLER DE
author_role author
author2 CECAGNO, DIANA
SIQUEIRA, HEDI CRESCENCIA HECKLER DE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, DEISI CARDOSO
CECAGNO, DIANA
SIQUEIRA, HEDI CRESCENCIA HECKLER DE
dc.subject.por.fl_str_mv voluntariado
enfermagem pediátrica
cuidado de enfermagem
volunteer work
pediatric nursing
nursing care
topic voluntariado
enfermagem pediátrica
cuidado de enfermagem
volunteer work
pediatric nursing
nursing care
description O projeto “Decora Pediatria” foi elaborado e implementado por uma voluntária, numa unidade pediátrica de um hospital geral da cidade de Pelotas-RS, no período de 1999 a 2002. O objetivo inicialmente era transformar a área física num ambiente acolhedor e humanizado para que os efeitos negativos da hospitalização fossem amenizados, mas transcendeu as expectativas. Este trabalho foi acompanhado durante todo o processo, e identificaram-se diversos aspectos relevantes, evidenciando a mobilização da voluntária, em diferentes atividades, principalmente a sensibilização e motivação da equipe multiprofissional que atuava na unidade, bem como na instituição e na comunidade em geral. Entre os resultados, salientamos a mudança de atitude que ocorreu nas pessoas envolvidas diretamente: a equipe de enfermagem, que através da valorização de sua participação sentiu-se motivada a comprometer-se com o processo, aumentando o espírito de coleguismo e a responsabilidade perante o cliente e, conseqüentemente, resultou na melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem prestado, ocasionando diversas mudanças no processo de cuidar que foram prontamente respondidas pelos clientes (criança e família) através de gestos de carinho como o retorno após a alta para visita informal e participação na recuperação. Observou-se também a melhoria da qualidade de vida da voluntária, a satisfação da direção/chefia de enfermagem da instituição, assim como a motivação da equipe multiprofissional no exercício de sua profissão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7603
10.14295/vittalle.v16i2.7603
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7603
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v16i2.7603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7603/4940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 16 n. 2 (2004); 21-28
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041720020434944