EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6024 |
Resumo: | Os desafios da educação e da ciência, no que tange ao aprendizado efetivo e significativo de aspectos relacionados à saúde e a qualidade de vida, estão cada vez mais presentes na realidade escolar. Assim, a partir da realidade encontrada no município de Uruguaiana/RS acerca dos indicadores de saúde dos escolares, objetivamos proporcionar a professores de educação infantil e ensino fundamental, possíveis contribuições de como os mesmos podem minimizar esta problemática, abordando tais temáticas em suas práticas docentes. As atividades servirão como apoio prático e teórico aos mesmos e foram elaboradas com viés recreativo, incluindo todos os escolares sem exceção. Logo, sabendo desta problemática real e local, torna-se necessário que a comunidade escolar aborde, de forma cada vez mais precoce no ensino, temas relacionados com a promoção da saúde e a prevenção da obesidade infantil. |
id |
FURG-6_3bfa11c9e4b3172a06ba681a36015519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6024 |
network_acronym_str |
FURG-6 |
network_name_str |
Vittalle (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAReducação em saúdesobrepesoobesidadeescolaresOs desafios da educação e da ciência, no que tange ao aprendizado efetivo e significativo de aspectos relacionados à saúde e a qualidade de vida, estão cada vez mais presentes na realidade escolar. Assim, a partir da realidade encontrada no município de Uruguaiana/RS acerca dos indicadores de saúde dos escolares, objetivamos proporcionar a professores de educação infantil e ensino fundamental, possíveis contribuições de como os mesmos podem minimizar esta problemática, abordando tais temáticas em suas práticas docentes. As atividades servirão como apoio prático e teórico aos mesmos e foram elaboradas com viés recreativo, incluindo todos os escolares sem exceção. Logo, sabendo desta problemática real e local, torna-se necessário que a comunidade escolar aborde, de forma cada vez mais precoce no ensino, temas relacionados com a promoção da saúde e a prevenção da obesidade infantil.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6024VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 2 (2013); 21-302177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6024/3710Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLanes, Karoline GoulartLanes, Dário Vinícius CecconCopetti, JaquelineLara, SimonePuntel, Robson LuizFolmer, Vanderlei2018-11-09T12:54:12Zoai:periodicos.furg.br:article/6024Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-11-09T12:54:12Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
title |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR Lanes, Karoline Goulart educação em saúde sobrepeso obesidade escolares |
title_short |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUGESTÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
author |
Lanes, Karoline Goulart |
author_facet |
Lanes, Karoline Goulart Lanes, Dário Vinícius Ceccon Copetti, Jaqueline Lara, Simone Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Lanes, Dário Vinícius Ceccon Copetti, Jaqueline Lara, Simone Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanes, Karoline Goulart Lanes, Dário Vinícius Ceccon Copetti, Jaqueline Lara, Simone Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em saúde sobrepeso obesidade escolares |
topic |
educação em saúde sobrepeso obesidade escolares |
description |
Os desafios da educação e da ciência, no que tange ao aprendizado efetivo e significativo de aspectos relacionados à saúde e a qualidade de vida, estão cada vez mais presentes na realidade escolar. Assim, a partir da realidade encontrada no município de Uruguaiana/RS acerca dos indicadores de saúde dos escolares, objetivamos proporcionar a professores de educação infantil e ensino fundamental, possíveis contribuições de como os mesmos podem minimizar esta problemática, abordando tais temáticas em suas práticas docentes. As atividades servirão como apoio prático e teórico aos mesmos e foram elaboradas com viés recreativo, incluindo todos os escolares sem exceção. Logo, sabendo desta problemática real e local, torna-se necessário que a comunidade escolar aborde, de forma cada vez mais precoce no ensino, temas relacionados com a promoção da saúde e a prevenção da obesidade infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6024 |
url |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6024/3710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 2 (2013); 21-30 2177-7853 1413-3563 reponame:Vittalle (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vittalle (Online) |
collection |
Vittalle (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
vittalle@furg.br |
_version_ |
1797041719067279360 |