EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Castro, Cristine de Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gil-Mohapel, Joana, S. Brocardo, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461
Resumo: O exercício físico (EF) é capaz de melhorar a saúde física e muitos aspectos da função cerebral. Em humanos, vários estudos evidenciam a importância do EF para a saúde geral e função cognitiva. Diversos trabalhos experimentais têm avaliado as alterações celulares, moleculares e funcionais provocadas pelo exercício físico voluntário (EFV) no Sistema Nervoso Central (SNC) de roedores. Dentre os diferentes aspectos da função cerebral, o processo de plasticidade estrutural e sináptica do hipocampo recebe grande importância devido à alta plasticidade e reatividade desta estrutura ao EF. O hipocampo está localizado no lobo temporal do encéfalo de mamíferos e está envolvido de forma crítica no processo de aprendizagem e memória e na modulação da cognição e transtornos de humor em diferentes doenças neurodegenerativas. Além disso, como estrutura integrante do sistema límbico, o hipocampo está relacionado com o controle das emoções e, portanto, disfunções nesta estrutura estão ligadas a alterações comportamentais como a depressão. Dentre os diferentes moduladores da plasticidade hipocampal, o EF destaca-se pelo seu efeito neurogênico bem como a sua capacidade de remodelar sinapses e modificar propriedades neuronais. Sendo assim, o presente trabalho visa reunir diversos trabalhos experimentais e clínicos que evidenciam os efeitos positivos induzidos pelo EFV na plasticidade estrutural e funcional do hipocampo.
id FURG-6_3fe15c332b3c094834a318793f70bff2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7461
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURAExercício físicohipocampogiro denteadoneurogêneseplasticidadeO exercício físico (EF) é capaz de melhorar a saúde física e muitos aspectos da função cerebral. Em humanos, vários estudos evidenciam a importância do EF para a saúde geral e função cognitiva. Diversos trabalhos experimentais têm avaliado as alterações celulares, moleculares e funcionais provocadas pelo exercício físico voluntário (EFV) no Sistema Nervoso Central (SNC) de roedores. Dentre os diferentes aspectos da função cerebral, o processo de plasticidade estrutural e sináptica do hipocampo recebe grande importância devido à alta plasticidade e reatividade desta estrutura ao EF. O hipocampo está localizado no lobo temporal do encéfalo de mamíferos e está envolvido de forma crítica no processo de aprendizagem e memória e na modulação da cognição e transtornos de humor em diferentes doenças neurodegenerativas. Além disso, como estrutura integrante do sistema límbico, o hipocampo está relacionado com o controle das emoções e, portanto, disfunções nesta estrutura estão ligadas a alterações comportamentais como a depressão. Dentre os diferentes moduladores da plasticidade hipocampal, o EF destaca-se pelo seu efeito neurogênico bem como a sua capacidade de remodelar sinapses e modificar propriedades neuronais. Sendo assim, o presente trabalho visa reunir diversos trabalhos experimentais e clínicos que evidenciam os efeitos positivos induzidos pelo EFV na plasticidade estrutural e funcional do hipocampo.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/746110.14295/vittalle.v29i2.7461VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 29 n. 2 (2017); 57-782177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461/5024https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461/8088Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Castro, Cristine de PaulaGil-Mohapel, JoanaS. Brocardo, Patricia2018-06-21T23:40:54Zoai:periodicos.furg.br:article/7461Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-06-21T23:40:54Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
title EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
Nascimento Castro, Cristine de Paula
Exercício físico
hipocampo
giro denteado
neurogênese
plasticidade
title_short EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
title_full EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
title_sort EXERCÍCIO FÍSICO E NEUROPLASTICIDADE HIPOCAMPAL: REVISÃO DE LITERATURA
author Nascimento Castro, Cristine de Paula
author_facet Nascimento Castro, Cristine de Paula
Gil-Mohapel, Joana
S. Brocardo, Patricia
author_role author
author2 Gil-Mohapel, Joana
S. Brocardo, Patricia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Castro, Cristine de Paula
Gil-Mohapel, Joana
S. Brocardo, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício físico
hipocampo
giro denteado
neurogênese
plasticidade
topic Exercício físico
hipocampo
giro denteado
neurogênese
plasticidade
description O exercício físico (EF) é capaz de melhorar a saúde física e muitos aspectos da função cerebral. Em humanos, vários estudos evidenciam a importância do EF para a saúde geral e função cognitiva. Diversos trabalhos experimentais têm avaliado as alterações celulares, moleculares e funcionais provocadas pelo exercício físico voluntário (EFV) no Sistema Nervoso Central (SNC) de roedores. Dentre os diferentes aspectos da função cerebral, o processo de plasticidade estrutural e sináptica do hipocampo recebe grande importância devido à alta plasticidade e reatividade desta estrutura ao EF. O hipocampo está localizado no lobo temporal do encéfalo de mamíferos e está envolvido de forma crítica no processo de aprendizagem e memória e na modulação da cognição e transtornos de humor em diferentes doenças neurodegenerativas. Além disso, como estrutura integrante do sistema límbico, o hipocampo está relacionado com o controle das emoções e, portanto, disfunções nesta estrutura estão ligadas a alterações comportamentais como a depressão. Dentre os diferentes moduladores da plasticidade hipocampal, o EF destaca-se pelo seu efeito neurogênico bem como a sua capacidade de remodelar sinapses e modificar propriedades neuronais. Sendo assim, o presente trabalho visa reunir diversos trabalhos experimentais e clínicos que evidenciam os efeitos positivos induzidos pelo EFV na plasticidade estrutural e funcional do hipocampo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461
10.14295/vittalle.v29i2.7461
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v29i2.7461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461/5024
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7461/8088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 29 n. 2 (2017); 57-78
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041719957520384