Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Ana Cristina Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Fernanda Gomes, Rodrigues Vieira, Danielle Cristina, Senhorin, Gisele Zanetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8896
Resumo: A padronização dos medicamentos em hospitais é um processo de escolha baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Entretanto, nem sempre o elenco dos medicamentos padronizados é suficiente para atender demandas excepcionais, por isso, é importante dispor de um método que assegure o uso de medicamentos não padronizados. O presente trabalho trata de um estudo descritivo, retrospectivo caracterizado como exploratório e realizado através da análise de 153 formulários de solicitações de medicamentos não padronizados enviados ao setor de farmácia do Hospital Universitário no período de agosto a 31 de dezembro de 2018. Os dados coletados foram analisados no programa Excel. Foram analisados 153 formulários de solicitações de medicamentos não padronizados, com uma média aproximada de 30 solicitações/mês e um total de 72 medicamentos diferentes. O medicamento alprazolam (1mg) comprimido com 11 (7,19%) solicitações é um candidato à inclusão na lista de padronização. A maioria dos pedidos 110 (71,9%), foram atendidos. Outras 13 (8,50%) solicitações sofreram intervenções pelos farmacêuticos. A Clínica Médica que atende um público heterogêneo e com patologias diversas foi a clínica que mais solicitou medicamentos não padronizados (37,25%). Com a elaboração de uma lista de medicamentos não padronizados é possível revisar a padronização e sugerir a inclusão de novos medicamentos. Também se concluiu que o farmacêutico possui ação relevante na análise destas solicitações porque garante o uso racional dos medicamentos e o gerenciamento de novas aquisições, dentro do orçamento do hospital.
id FURG-6_5910d0b4ed87f9f00154eab3573c5979
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8896
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitárioAssistência FarmacêuticaServiço de Farmácia HospitalarQualidade da Assistência à Saúde.A padronização dos medicamentos em hospitais é um processo de escolha baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Entretanto, nem sempre o elenco dos medicamentos padronizados é suficiente para atender demandas excepcionais, por isso, é importante dispor de um método que assegure o uso de medicamentos não padronizados. O presente trabalho trata de um estudo descritivo, retrospectivo caracterizado como exploratório e realizado através da análise de 153 formulários de solicitações de medicamentos não padronizados enviados ao setor de farmácia do Hospital Universitário no período de agosto a 31 de dezembro de 2018. Os dados coletados foram analisados no programa Excel. Foram analisados 153 formulários de solicitações de medicamentos não padronizados, com uma média aproximada de 30 solicitações/mês e um total de 72 medicamentos diferentes. O medicamento alprazolam (1mg) comprimido com 11 (7,19%) solicitações é um candidato à inclusão na lista de padronização. A maioria dos pedidos 110 (71,9%), foram atendidos. Outras 13 (8,50%) solicitações sofreram intervenções pelos farmacêuticos. A Clínica Médica que atende um público heterogêneo e com patologias diversas foi a clínica que mais solicitou medicamentos não padronizados (37,25%). Com a elaboração de uma lista de medicamentos não padronizados é possível revisar a padronização e sugerir a inclusão de novos medicamentos. Também se concluiu que o farmacêutico possui ação relevante na análise destas solicitações porque garante o uso racional dos medicamentos e o gerenciamento de novas aquisições, dentro do orçamento do hospital.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/889610.14295/vittalle.v32i1.8896VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 1 (2020); 70-752177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8896/7576Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLino, Ana Cristina BatistaNascimento, Fernanda GomesRodrigues Vieira, Danielle CristinaSenhorin, Gisele Zanetti2020-08-06T12:50:14Zoai:periodicos.furg.br:article/8896Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-08-06T12:50:14Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
title Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
spellingShingle Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
Lino, Ana Cristina Batista
Assistência Farmacêutica
Serviço de Farmácia Hospitalar
Qualidade da Assistência à Saúde.
title_short Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
title_full Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
title_fullStr Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
title_full_unstemmed Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
title_sort Gestão das solicitações de medicamentos não padronizados em um hospital universitário
author Lino, Ana Cristina Batista
author_facet Lino, Ana Cristina Batista
Nascimento, Fernanda Gomes
Rodrigues Vieira, Danielle Cristina
Senhorin, Gisele Zanetti
author_role author
author2 Nascimento, Fernanda Gomes
Rodrigues Vieira, Danielle Cristina
Senhorin, Gisele Zanetti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Ana Cristina Batista
Nascimento, Fernanda Gomes
Rodrigues Vieira, Danielle Cristina
Senhorin, Gisele Zanetti
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Farmacêutica
Serviço de Farmácia Hospitalar
Qualidade da Assistência à Saúde.
topic Assistência Farmacêutica
Serviço de Farmácia Hospitalar
Qualidade da Assistência à Saúde.
description A padronização dos medicamentos em hospitais é um processo de escolha baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Entretanto, nem sempre o elenco dos medicamentos padronizados é suficiente para atender demandas excepcionais, por isso, é importante dispor de um método que assegure o uso de medicamentos não padronizados. O presente trabalho trata de um estudo descritivo, retrospectivo caracterizado como exploratório e realizado através da análise de 153 formulários de solicitações de medicamentos não padronizados enviados ao setor de farmácia do Hospital Universitário no período de agosto a 31 de dezembro de 2018. Os dados coletados foram analisados no programa Excel. Foram analisados 153 formulários de solicitações de medicamentos não padronizados, com uma média aproximada de 30 solicitações/mês e um total de 72 medicamentos diferentes. O medicamento alprazolam (1mg) comprimido com 11 (7,19%) solicitações é um candidato à inclusão na lista de padronização. A maioria dos pedidos 110 (71,9%), foram atendidos. Outras 13 (8,50%) solicitações sofreram intervenções pelos farmacêuticos. A Clínica Médica que atende um público heterogêneo e com patologias diversas foi a clínica que mais solicitou medicamentos não padronizados (37,25%). Com a elaboração de uma lista de medicamentos não padronizados é possível revisar a padronização e sugerir a inclusão de novos medicamentos. Também se concluiu que o farmacêutico possui ação relevante na análise destas solicitações porque garante o uso racional dos medicamentos e o gerenciamento de novas aquisições, dentro do orçamento do hospital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8896
10.14295/vittalle.v32i1.8896
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8896
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v32i1.8896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8896/7576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 1 (2020); 70-75
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041720500682752