Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paliga, Charlei Marcelo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Real, Mauro de Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/547
Resumo: Os pavimentos dos portos normalmente estão sujeitos a cargas de grande intensidade. Quando a posição da carga é fixa, pode-se adotar a solução de estaqueamento, como é feito sob as bases dos guindastes fixos, por exemplo. Contudo, quando a posição das cargas é variável, como nos pátios de armazenamento de contêineres e nos locais de trânsito das empilhadeiras e guindastes móveis, uma solução em pavimento de concreto deve ser adotada. Dependendo da intensidade das cargas, este pavimento de concreto deverá ser armado. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento de lajes de concreto armado apoiadas diretamente no solo, sob a ação de cargas distribuídas e concentradas, devido a equipamentos portuários, empregando o método dos elementos finitos. O concreto é modelado através de elementos finitos isoparamétricos quadráticos de oito nós. O modelo constitutivo do concreto é bidimensional e inclui o comportamento não-linear do material e a fissuração. A armadura é considerada como uma camada mais rígida dentro do elemento de concreto, que apenas resiste a esforços axiais na direção das barras. Através do Princípio dos Trabalhos Virtuais, é incluída uma base elástica contínua sob todo o elemento, para representar o solo. O modelo foi previamente testado comparando-se seus resultados com aqueles obtidos por outros autores12. É apresentado um estudo de caso de pavimento portuário submetido a cargas de grande intensidade, onde foram testadas diversas variáveis como espessura da placa, resistência à compressão do concreto, taxa de armadura e o módulo de reação do solo. Palavras-chave: elementos finitos, concreto armado, lajes, pavimento, porto. ABSTRACT A study of reinforced concrete port pavement through the finite element method Port pavements are usually subject to heavy equipment loads. When the position of the load is fixed, the pile foundation solution can be adopted, as it is done under the basis of fixed cranes, for example. However, when the loads position is variable, as in containers storage areas and in places subjected to movable cranes and other vehicles traffic, a solution in concrete slabs pavement may be adopted. Depending on the loads intensity this concrete slabs should be reinforced. The objective of this work is to study the behavior of reinforced concrete slabs under the action of distributed and concentrated loads due to port equipments, using the finite element method. The slab is modeled through isoparametric eight node elements. The concrete constitutive model is two-dimensional, and it includes both material non-linear behavior and cracking. A layered model is employed to evaluate the concrete stresses resultants. The reinforcement is considered as being a more rigid layer within the concrete element which only resists to axial forces acting in the direction of the bars. Through the Virtual Work’s Principle a continuous elastic base is included under the whole element, to represent the soil. The computational program was previously tested against numerical and experimental results obtained by other authors. A study of case of a port pavement submitted to great intensity loads is presented, where several variables were tested as thickness of the mat, concrete compression resistance, reinforcement rate and the soil coefficient of sub grade reaction. Key-words: finite element method, reinforced concrete, slabs, pavement, port
id FURG-7_0c90667db307a12cb5efe98ab04172f4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/547
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitosElementos finitosconcreto armadolajespavimentoportoOs pavimentos dos portos normalmente estão sujeitos a cargas de grande intensidade. Quando a posição da carga é fixa, pode-se adotar a solução de estaqueamento, como é feito sob as bases dos guindastes fixos, por exemplo. Contudo, quando a posição das cargas é variável, como nos pátios de armazenamento de contêineres e nos locais de trânsito das empilhadeiras e guindastes móveis, uma solução em pavimento de concreto deve ser adotada. Dependendo da intensidade das cargas, este pavimento de concreto deverá ser armado. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento de lajes de concreto armado apoiadas diretamente no solo, sob a ação de cargas distribuídas e concentradas, devido a equipamentos portuários, empregando o método dos elementos finitos. O concreto é modelado através de elementos finitos isoparamétricos quadráticos de oito nós. O modelo constitutivo do concreto é bidimensional e inclui o comportamento não-linear do material e a fissuração. A armadura é considerada como uma camada mais rígida dentro do elemento de concreto, que apenas resiste a esforços axiais na direção das barras. Através do Princípio dos Trabalhos Virtuais, é incluída uma base elástica contínua sob todo o elemento, para representar o solo. O modelo foi previamente testado comparando-se seus resultados com aqueles obtidos por outros autores12. É apresentado um estudo de caso de pavimento portuário submetido a cargas de grande intensidade, onde foram testadas diversas variáveis como espessura da placa, resistência à compressão do concreto, taxa de armadura e o módulo de reação do solo. Palavras-chave: elementos finitos, concreto armado, lajes, pavimento, porto. ABSTRACT A study of reinforced concrete port pavement through the finite element method Port pavements are usually subject to heavy equipment loads. When the position of the load is fixed, the pile foundation solution can be adopted, as it is done under the basis of fixed cranes, for example. However, when the loads position is variable, as in containers storage areas and in places subjected to movable cranes and other vehicles traffic, a solution in concrete slabs pavement may be adopted. Depending on the loads intensity this concrete slabs should be reinforced. The objective of this work is to study the behavior of reinforced concrete slabs under the action of distributed and concentrated loads due to port equipments, using the finite element method. The slab is modeled through isoparametric eight node elements. The concrete constitutive model is two-dimensional, and it includes both material non-linear behavior and cracking. A layered model is employed to evaluate the concrete stresses resultants. The reinforcement is considered as being a more rigid layer within the concrete element which only resists to axial forces acting in the direction of the bars. Through the Virtual Work’s Principle a continuous elastic base is included under the whole element, to represent the soil. The computational program was previously tested against numerical and experimental results obtained by other authors. A study of case of a port pavement submitted to great intensity loads is presented, where several variables were tested as thickness of the mat, concrete compression resistance, reinforcement rate and the soil coefficient of sub grade reaction. Key-words: finite element method, reinforced concrete, slabs, pavement, portUniversidade Federal do Rio Grande2008-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/547VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 14 No. 1 (2004); 129-144VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 14 n. 1 (2004); 129-1442358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaliga, Charlei MarceloReal, Mauro de Vasconcellos2023-03-22T15:42:38Zoai:periodicos.furg.br:article/547Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:38Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
title Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
spellingShingle Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
Paliga, Charlei Marcelo
Elementos finitos
concreto armado
lajes
pavimento
porto
title_short Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
title_full Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
title_fullStr Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
title_full_unstemmed Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
title_sort Estudo de pavimentos portuários de concreto armado através do método dos elementos finitos
author Paliga, Charlei Marcelo
author_facet Paliga, Charlei Marcelo
Real, Mauro de Vasconcellos
author_role author
author2 Real, Mauro de Vasconcellos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paliga, Charlei Marcelo
Real, Mauro de Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Elementos finitos
concreto armado
lajes
pavimento
porto
topic Elementos finitos
concreto armado
lajes
pavimento
porto
description Os pavimentos dos portos normalmente estão sujeitos a cargas de grande intensidade. Quando a posição da carga é fixa, pode-se adotar a solução de estaqueamento, como é feito sob as bases dos guindastes fixos, por exemplo. Contudo, quando a posição das cargas é variável, como nos pátios de armazenamento de contêineres e nos locais de trânsito das empilhadeiras e guindastes móveis, uma solução em pavimento de concreto deve ser adotada. Dependendo da intensidade das cargas, este pavimento de concreto deverá ser armado. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento de lajes de concreto armado apoiadas diretamente no solo, sob a ação de cargas distribuídas e concentradas, devido a equipamentos portuários, empregando o método dos elementos finitos. O concreto é modelado através de elementos finitos isoparamétricos quadráticos de oito nós. O modelo constitutivo do concreto é bidimensional e inclui o comportamento não-linear do material e a fissuração. A armadura é considerada como uma camada mais rígida dentro do elemento de concreto, que apenas resiste a esforços axiais na direção das barras. Através do Princípio dos Trabalhos Virtuais, é incluída uma base elástica contínua sob todo o elemento, para representar o solo. O modelo foi previamente testado comparando-se seus resultados com aqueles obtidos por outros autores12. É apresentado um estudo de caso de pavimento portuário submetido a cargas de grande intensidade, onde foram testadas diversas variáveis como espessura da placa, resistência à compressão do concreto, taxa de armadura e o módulo de reação do solo. Palavras-chave: elementos finitos, concreto armado, lajes, pavimento, porto. ABSTRACT A study of reinforced concrete port pavement through the finite element method Port pavements are usually subject to heavy equipment loads. When the position of the load is fixed, the pile foundation solution can be adopted, as it is done under the basis of fixed cranes, for example. However, when the loads position is variable, as in containers storage areas and in places subjected to movable cranes and other vehicles traffic, a solution in concrete slabs pavement may be adopted. Depending on the loads intensity this concrete slabs should be reinforced. The objective of this work is to study the behavior of reinforced concrete slabs under the action of distributed and concentrated loads due to port equipments, using the finite element method. The slab is modeled through isoparametric eight node elements. The concrete constitutive model is two-dimensional, and it includes both material non-linear behavior and cracking. A layered model is employed to evaluate the concrete stresses resultants. The reinforcement is considered as being a more rigid layer within the concrete element which only resists to axial forces acting in the direction of the bars. Through the Virtual Work’s Principle a continuous elastic base is included under the whole element, to represent the soil. The computational program was previously tested against numerical and experimental results obtained by other authors. A study of case of a port pavement submitted to great intensity loads is presented, where several variables were tested as thickness of the mat, concrete compression resistance, reinforcement rate and the soil coefficient of sub grade reaction. Key-words: finite element method, reinforced concrete, slabs, pavement, port
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/547
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 14 No. 1 (2004); 129-144
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 14 n. 1 (2004); 129-144
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041760804798464