Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Anderson Luís Garcia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silveira, Thiago da, Silva, Caio César Cardoso da, Rocha, Luiz Alberto Oliveira, Real, Mauro de Vasconcellos, Santos, Elizaldo Domingues dos, Isoldi, Liércio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688
Resumo: Placas são elementos amplamente empregados na engenharia estrutural. Em muitas situações é necessária a existência de perfurações nestas placas. Sabe-se ainda que elementos estruturais esbeltos submetidos a cargas de compressão axial podem falhar de maneira súbita, com uma tensão inferior à tensão de escoamento do material, devido a um fenômeno de instabilidade conhecido como flambagem. Nesse artigo, a Teoria Constructal será utilizada para otimizar geometricamente placas finas perfuradas, submetidas a compressão uniaxial, tendo como objetivo obter a dimensão ótima do furo que maximize a carga crítica de flambagem. Para isso diversas simulações numéricas foram realizadas, utilizando um modelo computacional baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF). Observou-se que para todos os valores de Ø (relação entre o volume do furo e o volume da placa) analisados, a placa que apresenta melhor desempenho sob compressão uniaxial é a que possui a maior relação H/L (relação entre a altura e o comprimento da placa). No que diz respeito à análise individual de cada placa, a que obteve o maior acréscimo percentual no valor de carga crítica de flambagem em relação a uma placa sem furo foi a placa 1 (H/L = 1.00), chegando a 198.98%. A placa que apresentou o menor acréscimo percentual foi a placa 4 (H/L = 0.25), com 7.72%. Ao realizar uma comparação global entre as placas, a que obteve o melhor desempenho foi a placa 1 (H/L = 1.00), apresentando uma carga crítica máxima de flambagem 176.85% maior que a carga crítica máxima na placa de pior desempenho, placa 4 (H/L = 0.25).
id FURG-7_2ca62d3c87861c708c6037d90057862b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3688
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagemCarga críticaFlambagem de placas perfuradasMétodo dos elementos finitos (MEF)Otimização geométricaTeoria ConstructalPlacas são elementos amplamente empregados na engenharia estrutural. Em muitas situações é necessária a existência de perfurações nestas placas. Sabe-se ainda que elementos estruturais esbeltos submetidos a cargas de compressão axial podem falhar de maneira súbita, com uma tensão inferior à tensão de escoamento do material, devido a um fenômeno de instabilidade conhecido como flambagem. Nesse artigo, a Teoria Constructal será utilizada para otimizar geometricamente placas finas perfuradas, submetidas a compressão uniaxial, tendo como objetivo obter a dimensão ótima do furo que maximize a carga crítica de flambagem. Para isso diversas simulações numéricas foram realizadas, utilizando um modelo computacional baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF). Observou-se que para todos os valores de Ø (relação entre o volume do furo e o volume da placa) analisados, a placa que apresenta melhor desempenho sob compressão uniaxial é a que possui a maior relação H/L (relação entre a altura e o comprimento da placa). No que diz respeito à análise individual de cada placa, a que obteve o maior acréscimo percentual no valor de carga crítica de flambagem em relação a uma placa sem furo foi a placa 1 (H/L = 1.00), chegando a 198.98%. A placa que apresentou o menor acréscimo percentual foi a placa 4 (H/L = 0.25), com 7.72%. Ao realizar uma comparação global entre as placas, a que obteve o melhor desempenho foi a placa 1 (H/L = 1.00), apresentando uma carga crítica máxima de flambagem 176.85% maior que a carga crítica máxima na placa de pior desempenho, placa 4 (H/L = 0.25).Universidade Federal do Rio Grande2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 23 No. 1 (2013); 18-31VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 23 n. 1 (2013); 18-312358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688/2187Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Anderson Luís GarciaSilveira, Thiago daSilva, Caio César Cardoso daRocha, Luiz Alberto OliveiraReal, Mauro de VasconcellosSantos, Elizaldo Domingues dosIsoldi, Liércio André2023-03-22T15:42:44Zoai:periodicos.furg.br:article/3688Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:44Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
title Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
spellingShingle Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
Correia, Anderson Luís Garcia
Carga crítica
Flambagem de placas perfuradas
Método dos elementos finitos (MEF)
Otimização geométrica
Teoria Constructal
title_short Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
title_full Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
title_fullStr Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
title_full_unstemmed Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
title_sort Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem
author Correia, Anderson Luís Garcia
author_facet Correia, Anderson Luís Garcia
Silveira, Thiago da
Silva, Caio César Cardoso da
Rocha, Luiz Alberto Oliveira
Real, Mauro de Vasconcellos
Santos, Elizaldo Domingues dos
Isoldi, Liércio André
author_role author
author2 Silveira, Thiago da
Silva, Caio César Cardoso da
Rocha, Luiz Alberto Oliveira
Real, Mauro de Vasconcellos
Santos, Elizaldo Domingues dos
Isoldi, Liércio André
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Anderson Luís Garcia
Silveira, Thiago da
Silva, Caio César Cardoso da
Rocha, Luiz Alberto Oliveira
Real, Mauro de Vasconcellos
Santos, Elizaldo Domingues dos
Isoldi, Liércio André
dc.subject.por.fl_str_mv Carga crítica
Flambagem de placas perfuradas
Método dos elementos finitos (MEF)
Otimização geométrica
Teoria Constructal
topic Carga crítica
Flambagem de placas perfuradas
Método dos elementos finitos (MEF)
Otimização geométrica
Teoria Constructal
description Placas são elementos amplamente empregados na engenharia estrutural. Em muitas situações é necessária a existência de perfurações nestas placas. Sabe-se ainda que elementos estruturais esbeltos submetidos a cargas de compressão axial podem falhar de maneira súbita, com uma tensão inferior à tensão de escoamento do material, devido a um fenômeno de instabilidade conhecido como flambagem. Nesse artigo, a Teoria Constructal será utilizada para otimizar geometricamente placas finas perfuradas, submetidas a compressão uniaxial, tendo como objetivo obter a dimensão ótima do furo que maximize a carga crítica de flambagem. Para isso diversas simulações numéricas foram realizadas, utilizando um modelo computacional baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF). Observou-se que para todos os valores de Ø (relação entre o volume do furo e o volume da placa) analisados, a placa que apresenta melhor desempenho sob compressão uniaxial é a que possui a maior relação H/L (relação entre a altura e o comprimento da placa). No que diz respeito à análise individual de cada placa, a que obteve o maior acréscimo percentual no valor de carga crítica de flambagem em relação a uma placa sem furo foi a placa 1 (H/L = 1.00), chegando a 198.98%. A placa que apresentou o menor acréscimo percentual foi a placa 4 (H/L = 0.25), com 7.72%. Ao realizar uma comparação global entre as placas, a que obteve o melhor desempenho foi a placa 1 (H/L = 1.00), apresentando uma carga crítica máxima de flambagem 176.85% maior que a carga crítica máxima na placa de pior desempenho, placa 4 (H/L = 0.25).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688/2187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 23 No. 1 (2013); 18-31
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 23 n. 1 (2013); 18-31
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041761650999296