Hidrólise enzimática das proteínas do pescado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto-Ruiz, Walter
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lanes, Gustavo Felipe Ceccon
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/674
Resumo: Este trabalho tem por objetivo situar o estado da ciência e da tecnologia da utilização de enzimas, especialmente proteases, na transformação das proteínas do pescado. A hidrólise enzimática das proteínas de pescado tem sido estudada por vários pesquisadores, utilizando diversas espécies de pescado e enzimas, tanto endógenas do próprio pescado quanto enzimas comerciais derivadas de plantas, animais ou de microrganismos. As enzimas endógenas do pescado parecem ter maior atividade na hidrólise das proteínas quando comparadas com as enzimas de origem vegetal e de microrganismos. A natureza da enzima é um dos fatores importantes na hidrólise das proteínas do pescado. O produto hidrolisado apresenta características funcionais e nutricionais muito interessantes que indicam um elevado potencial para sua utilização na elaboração de produtos alimentícios, principalmente como veículos de aminoácidos essenciais. As proteínas do pescado podem ser melhor aproveitadas através de sua conversão em hidrolisados enzimáticos, no entanto, requer maior investimento em pesquisa, principalmente na utilização das enzimas proteolíticas. Palavras-Chave: Enzimas, proteases, hidrólise enzimática, hidrolisados protéicos.
id FURG-7_44fb89d0dacbc9f2a897fbd231032a35
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/674
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Hidrólise enzimática das proteínas do pescadoEnzimasproteaseshidrólise enzimáticahidrolisados protéicosEste trabalho tem por objetivo situar o estado da ciência e da tecnologia da utilização de enzimas, especialmente proteases, na transformação das proteínas do pescado. A hidrólise enzimática das proteínas de pescado tem sido estudada por vários pesquisadores, utilizando diversas espécies de pescado e enzimas, tanto endógenas do próprio pescado quanto enzimas comerciais derivadas de plantas, animais ou de microrganismos. As enzimas endógenas do pescado parecem ter maior atividade na hidrólise das proteínas quando comparadas com as enzimas de origem vegetal e de microrganismos. A natureza da enzima é um dos fatores importantes na hidrólise das proteínas do pescado. O produto hidrolisado apresenta características funcionais e nutricionais muito interessantes que indicam um elevado potencial para sua utilização na elaboração de produtos alimentícios, principalmente como veículos de aminoácidos essenciais. As proteínas do pescado podem ser melhor aproveitadas através de sua conversão em hidrolisados enzimáticos, no entanto, requer maior investimento em pesquisa, principalmente na utilização das enzimas proteolíticas. Palavras-Chave: Enzimas, proteases, hidrólise enzimática, hidrolisados protéicos.Universidade Federal do Rio Grande2008-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/674VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 13 No. 2 (2003); 37-55VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 13 n. 2 (2003); 37-552358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAugusto-Ruiz, WalterLanes, Gustavo Felipe Ceccon2023-03-22T15:42:38Zoai:periodicos.furg.br:article/674Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:38Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
title Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
spellingShingle Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
Augusto-Ruiz, Walter
Enzimas
proteases
hidrólise enzimática
hidrolisados protéicos
title_short Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
title_full Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
title_fullStr Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
title_full_unstemmed Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
title_sort Hidrólise enzimática das proteínas do pescado
author Augusto-Ruiz, Walter
author_facet Augusto-Ruiz, Walter
Lanes, Gustavo Felipe Ceccon
author_role author
author2 Lanes, Gustavo Felipe Ceccon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto-Ruiz, Walter
Lanes, Gustavo Felipe Ceccon
dc.subject.por.fl_str_mv Enzimas
proteases
hidrólise enzimática
hidrolisados protéicos
topic Enzimas
proteases
hidrólise enzimática
hidrolisados protéicos
description Este trabalho tem por objetivo situar o estado da ciência e da tecnologia da utilização de enzimas, especialmente proteases, na transformação das proteínas do pescado. A hidrólise enzimática das proteínas de pescado tem sido estudada por vários pesquisadores, utilizando diversas espécies de pescado e enzimas, tanto endógenas do próprio pescado quanto enzimas comerciais derivadas de plantas, animais ou de microrganismos. As enzimas endógenas do pescado parecem ter maior atividade na hidrólise das proteínas quando comparadas com as enzimas de origem vegetal e de microrganismos. A natureza da enzima é um dos fatores importantes na hidrólise das proteínas do pescado. O produto hidrolisado apresenta características funcionais e nutricionais muito interessantes que indicam um elevado potencial para sua utilização na elaboração de produtos alimentícios, principalmente como veículos de aminoácidos essenciais. As proteínas do pescado podem ser melhor aproveitadas através de sua conversão em hidrolisados enzimáticos, no entanto, requer maior investimento em pesquisa, principalmente na utilização das enzimas proteolíticas. Palavras-Chave: Enzimas, proteases, hidrólise enzimática, hidrolisados protéicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/674
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 13 No. 2 (2003); 37-55
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 13 n. 2 (2003); 37-55
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041760836255744