Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Bastos, Everaldo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues Dias, Claudio Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4289
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade do ensaio de piezocone como uma importante ferramenta para definir a estratigrafia de camada dos sedimentos do quaternário, contribuindo na descrição dos padrões de flutuação do nível do mar na Costa Sul do Rio Grande do Sul. Para isso, foram relacionados os resultados de datação radiométrica do isótopo C14(obtidas por Espectrometria de Massa com Aceleradores- AMS), realizadas em amostras do perfil litológico da região do Superporto de Rio Grande/RS (de -15 a -42 m), com as propriedades geotécnicas obtidas por ensaios de prospecção (SPT e CPTu) e correlações (Robertson, 1990), e que foram influenciadas pela história de tensões durante os eventos de rebaixamento e subidas do nível do mar durante os últimos 18.000 anos. Com esses dados, foi proposto um modelo evolutivo do sítio de deposição que contribui na descrição da Estratigrafia das camadas sedimentadas desde a última grande transgressão (Transgressão Flandriana, 18.000 anos A.P.), nesta região específica.
id FURG-7_7e131d1025244a949196549943256c55
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4289
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.piezoconeestratigrafiageocronologiadataçõesO objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade do ensaio de piezocone como uma importante ferramenta para definir a estratigrafia de camada dos sedimentos do quaternário, contribuindo na descrição dos padrões de flutuação do nível do mar na Costa Sul do Rio Grande do Sul. Para isso, foram relacionados os resultados de datação radiométrica do isótopo C14(obtidas por Espectrometria de Massa com Aceleradores- AMS), realizadas em amostras do perfil litológico da região do Superporto de Rio Grande/RS (de -15 a -42 m), com as propriedades geotécnicas obtidas por ensaios de prospecção (SPT e CPTu) e correlações (Robertson, 1990), e que foram influenciadas pela história de tensões durante os eventos de rebaixamento e subidas do nível do mar durante os últimos 18.000 anos. Com esses dados, foi proposto um modelo evolutivo do sítio de deposição que contribui na descrição da Estratigrafia das camadas sedimentadas desde a última grande transgressão (Transgressão Flandriana, 18.000 anos A.P.), nesta região específica.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4289VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 25 No. 1 (2015); 2-21VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 25 n. 1 (2015); 2-212358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4289/3868Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Bastos, EveraldoRodrigues Dias, Claudio Renato2016-10-03T18:10:01Zoai:periodicos.furg.br:article/4289Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2016-10-03T18:10:01Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
title Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
spellingShingle Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
de Bastos, Everaldo
piezocone
estratigrafia
geocronologia
datações
title_short Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
title_full Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
title_fullStr Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
title_full_unstemmed Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
title_sort Ensaios de piezocone como ferramenta para interpretar a estratigrafia dos sedimentos quaternários na costa sul brasileira.
author de Bastos, Everaldo
author_facet de Bastos, Everaldo
Rodrigues Dias, Claudio Renato
author_role author
author2 Rodrigues Dias, Claudio Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Bastos, Everaldo
Rodrigues Dias, Claudio Renato
dc.subject.por.fl_str_mv piezocone
estratigrafia
geocronologia
datações
topic piezocone
estratigrafia
geocronologia
datações
description O objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade do ensaio de piezocone como uma importante ferramenta para definir a estratigrafia de camada dos sedimentos do quaternário, contribuindo na descrição dos padrões de flutuação do nível do mar na Costa Sul do Rio Grande do Sul. Para isso, foram relacionados os resultados de datação radiométrica do isótopo C14(obtidas por Espectrometria de Massa com Aceleradores- AMS), realizadas em amostras do perfil litológico da região do Superporto de Rio Grande/RS (de -15 a -42 m), com as propriedades geotécnicas obtidas por ensaios de prospecção (SPT e CPTu) e correlações (Robertson, 1990), e que foram influenciadas pela história de tensões durante os eventos de rebaixamento e subidas do nível do mar durante os últimos 18.000 anos. Com esses dados, foi proposto um modelo evolutivo do sítio de deposição que contribui na descrição da Estratigrafia das camadas sedimentadas desde a última grande transgressão (Transgressão Flandriana, 18.000 anos A.P.), nesta região específica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4289
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4289/3868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 25 No. 1 (2015); 2-21
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 25 n. 1 (2015); 2-21
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041761689796608