Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt de Oliveira, Maiquiel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Azambuja, Ana Maria Volkmer, Lima, Milton Luiz Paiva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3689
Resumo: A produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Com a aplicação desse modelo e, após a imposição de restrições aos pesos das variáveis, os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.
id FURG-7_8d0004dd3824c66ad86e6a2827b3f853
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3689
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineresAnálise envoltória de dadosEficiênciaTerminais de contêineres brasileirosA produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Com a aplicação desse modelo e, após a imposição de restrições aos pesos das variáveis, os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.Universidade Federal do Rio Grande2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3689VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 23 No. 1 (2013); 32-43VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 23 n. 1 (2013); 32-432358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3689/2186Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt de Oliveira, MaiquielAzambuja, Ana Maria VolkmerLima, Milton Luiz Paiva de2023-03-22T15:42:44Zoai:periodicos.furg.br:article/3689Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:44Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
title Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
spellingShingle Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
Schmidt de Oliveira, Maiquiel
Análise envoltória de dados
Eficiência
Terminais de contêineres brasileiros
title_short Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
title_full Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
title_fullStr Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
title_full_unstemmed Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
title_sort Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres
author Schmidt de Oliveira, Maiquiel
author_facet Schmidt de Oliveira, Maiquiel
Azambuja, Ana Maria Volkmer
Lima, Milton Luiz Paiva de
author_role author
author2 Azambuja, Ana Maria Volkmer
Lima, Milton Luiz Paiva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt de Oliveira, Maiquiel
Azambuja, Ana Maria Volkmer
Lima, Milton Luiz Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise envoltória de dados
Eficiência
Terminais de contêineres brasileiros
topic Análise envoltória de dados
Eficiência
Terminais de contêineres brasileiros
description A produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Com a aplicação desse modelo e, após a imposição de restrições aos pesos das variáveis, os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3689
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3689/2186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 23 No. 1 (2013); 32-43
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 23 n. 1 (2013); 32-43
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041761653096448