Extração do óleo de semente de uva por prensagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gustavo de Pinho
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Echevenguá, Márcio Martinez, Messias, Rafael da Silva, Augusto-Ruiz, Walter
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/678
Resumo: Dados da safra de 2001 assinalaram um volume total de uvas processadas no estado do Rio Grande do Sul de 435.900 toneladas, sugerindo a geração de uma quantidade significativa de biomassa residual pela indústria, fato que interessa para estudar seu potencial de utilização. A fruta da uva contém entre 2% e 5% de sementes, as quais apresentam de 10% a 20% de óleo comestível de boa qualidade (3). O objetivo deste trabalho é estudar o efeito das variáveis: qualidade da semente, tamanho de partícula e tratamento térmico na extração do óleo por prensagem. O estudo foi realizado através de um processo laboratorial, compreendendo as seguintes etapas: pré-tratamento, extração e quantificação do produto final. O maior rendimento de extração foi obtido com as sementes em melhor estado de conservação, com tamanho de partícula correspondente a tyler 20 (0,841mm) e tratamento térmico de imersão de água. O tempo de tratamento térmico não influiu no rendimento da extração, entretanto o estado da semente é fator decisivo na extração por prensagem. O tamanho de partícula foi o fator que afetou diretamente a extração do óleo da semente de uva por solvente. Palavras-Chave: Óleos, uva, óleo da semente de uva.
id FURG-7_ba449f318cc470dbd7cd2173deed0026
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/678
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Extração do óleo de semente de uva por prensagemÓleosuvaóleo da semente de uvaDados da safra de 2001 assinalaram um volume total de uvas processadas no estado do Rio Grande do Sul de 435.900 toneladas, sugerindo a geração de uma quantidade significativa de biomassa residual pela indústria, fato que interessa para estudar seu potencial de utilização. A fruta da uva contém entre 2% e 5% de sementes, as quais apresentam de 10% a 20% de óleo comestível de boa qualidade (3). O objetivo deste trabalho é estudar o efeito das variáveis: qualidade da semente, tamanho de partícula e tratamento térmico na extração do óleo por prensagem. O estudo foi realizado através de um processo laboratorial, compreendendo as seguintes etapas: pré-tratamento, extração e quantificação do produto final. O maior rendimento de extração foi obtido com as sementes em melhor estado de conservação, com tamanho de partícula correspondente a tyler 20 (0,841mm) e tratamento térmico de imersão de água. O tempo de tratamento térmico não influiu no rendimento da extração, entretanto o estado da semente é fator decisivo na extração por prensagem. O tamanho de partícula foi o fator que afetou diretamente a extração do óleo da semente de uva por solvente. Palavras-Chave: Óleos, uva, óleo da semente de uva.Universidade Federal do Rio Grande2008-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/678VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 13 No. 2 (2003); 93-105VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 13 n. 2 (2003); 93-1052358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gustavo de PinhoEchevenguá, Márcio MartinezMessias, Rafael da SilvaAugusto-Ruiz, Walter2023-03-22T15:42:38Zoai:periodicos.furg.br:article/678Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:38Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Extração do óleo de semente de uva por prensagem
title Extração do óleo de semente de uva por prensagem
spellingShingle Extração do óleo de semente de uva por prensagem
Oliveira, Gustavo de Pinho
Óleos
uva
óleo da semente de uva
title_short Extração do óleo de semente de uva por prensagem
title_full Extração do óleo de semente de uva por prensagem
title_fullStr Extração do óleo de semente de uva por prensagem
title_full_unstemmed Extração do óleo de semente de uva por prensagem
title_sort Extração do óleo de semente de uva por prensagem
author Oliveira, Gustavo de Pinho
author_facet Oliveira, Gustavo de Pinho
Echevenguá, Márcio Martinez
Messias, Rafael da Silva
Augusto-Ruiz, Walter
author_role author
author2 Echevenguá, Márcio Martinez
Messias, Rafael da Silva
Augusto-Ruiz, Walter
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gustavo de Pinho
Echevenguá, Márcio Martinez
Messias, Rafael da Silva
Augusto-Ruiz, Walter
dc.subject.por.fl_str_mv Óleos
uva
óleo da semente de uva
topic Óleos
uva
óleo da semente de uva
description Dados da safra de 2001 assinalaram um volume total de uvas processadas no estado do Rio Grande do Sul de 435.900 toneladas, sugerindo a geração de uma quantidade significativa de biomassa residual pela indústria, fato que interessa para estudar seu potencial de utilização. A fruta da uva contém entre 2% e 5% de sementes, as quais apresentam de 10% a 20% de óleo comestível de boa qualidade (3). O objetivo deste trabalho é estudar o efeito das variáveis: qualidade da semente, tamanho de partícula e tratamento térmico na extração do óleo por prensagem. O estudo foi realizado através de um processo laboratorial, compreendendo as seguintes etapas: pré-tratamento, extração e quantificação do produto final. O maior rendimento de extração foi obtido com as sementes em melhor estado de conservação, com tamanho de partícula correspondente a tyler 20 (0,841mm) e tratamento térmico de imersão de água. O tempo de tratamento térmico não influiu no rendimento da extração, entretanto o estado da semente é fator decisivo na extração por prensagem. O tamanho de partícula foi o fator que afetou diretamente a extração do óleo da semente de uva por solvente. Palavras-Chave: Óleos, uva, óleo da semente de uva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/678
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 13 No. 2 (2003); 93-105
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 13 n. 2 (2003); 93-105
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041760842547200