DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Führ, Janaína
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes Lins, Hoyêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/13003
Resumo: As estruturas cooperativas sobressaem no debate sobre o desenvolvimento rural, sobretudo na análise das possibilidades dos territórios perante processos estruturais. O gaúcho Vale do Taquari destaca-se no setor lácteo, cujas mudanças recentes ampliaram as exigências em qualidade e produtividade, repercutindo na produção primária. Este estudo aborda essa realidade regional examinando o papel do cooperativismo. Sua base é pesquisa de campo, realizada entre 2018 e 2019, junto a produtores de leite, unidades de processamento que incluem duas cooperativas e instituições diversas. O objetivo é analisar o modo como as cooperativas operam para promover as condições dos produtores primários em face das maiores imposições financeiras e tecnológicas, especialmente. O estudo mostra que o abandono da atividade primária, sobretudo por produtores idosos e carentes de recursos financeiros e mão de obra, enfrentando problemas de sucessão nas propriedades, marca presença na área, e que as cooperativas, indicadas como muito importantes para o setor lácteo, atuam concretamente sobre as adversidades. Falar em cooperativas no setor lácteo regional significa referir a um tipo de estrutura em que a esfera da produção primária deposita confiança, percebendo possibilidades quanto à reprodução econômica nas propriedades. Contudo, as próprias cooperativas não são refratárias às maiores exigências do setor lácteo.
id FURG-8_065dae75c89e928fd6b24a67276cb8ab
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13003
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)As estruturas cooperativas sobressaem no debate sobre o desenvolvimento rural, sobretudo na análise das possibilidades dos territórios perante processos estruturais. O gaúcho Vale do Taquari destaca-se no setor lácteo, cujas mudanças recentes ampliaram as exigências em qualidade e produtividade, repercutindo na produção primária. Este estudo aborda essa realidade regional examinando o papel do cooperativismo. Sua base é pesquisa de campo, realizada entre 2018 e 2019, junto a produtores de leite, unidades de processamento que incluem duas cooperativas e instituições diversas. O objetivo é analisar o modo como as cooperativas operam para promover as condições dos produtores primários em face das maiores imposições financeiras e tecnológicas, especialmente. O estudo mostra que o abandono da atividade primária, sobretudo por produtores idosos e carentes de recursos financeiros e mão de obra, enfrentando problemas de sucessão nas propriedades, marca presença na área, e que as cooperativas, indicadas como muito importantes para o setor lácteo, atuam concretamente sobre as adversidades. Falar em cooperativas no setor lácteo regional significa referir a um tipo de estrutura em que a esfera da produção primária deposita confiança, percebendo possibilidades quanto à reprodução econômica nas propriedades. Contudo, as próprias cooperativas não são refratárias às maiores exigências do setor lácteo.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1300310.17648/2236-7608-v26n1-13003SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022)2236-76080102-736010.17648/2236-7608-v26n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/13003/9269Copyright (c) 2021 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFühr, JanaínaNunes Lins, Hoyêdo 2022-01-18T17:51:41Zoai:periodicos.furg.br:article/13003Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2022-01-18T17:51:41Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
title DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
spellingShingle DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
Führ, Janaína
title_short DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
title_full DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
title_fullStr DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
title_full_unstemmed DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
title_sort DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)
author Führ, Janaína
author_facet Führ, Janaína
Nunes Lins, Hoyêdo
author_role author
author2 Nunes Lins, Hoyêdo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Führ, Janaína
Nunes Lins, Hoyêdo
description As estruturas cooperativas sobressaem no debate sobre o desenvolvimento rural, sobretudo na análise das possibilidades dos territórios perante processos estruturais. O gaúcho Vale do Taquari destaca-se no setor lácteo, cujas mudanças recentes ampliaram as exigências em qualidade e produtividade, repercutindo na produção primária. Este estudo aborda essa realidade regional examinando o papel do cooperativismo. Sua base é pesquisa de campo, realizada entre 2018 e 2019, junto a produtores de leite, unidades de processamento que incluem duas cooperativas e instituições diversas. O objetivo é analisar o modo como as cooperativas operam para promover as condições dos produtores primários em face das maiores imposições financeiras e tecnológicas, especialmente. O estudo mostra que o abandono da atividade primária, sobretudo por produtores idosos e carentes de recursos financeiros e mão de obra, enfrentando problemas de sucessão nas propriedades, marca presença na área, e que as cooperativas, indicadas como muito importantes para o setor lácteo, atuam concretamente sobre as adversidades. Falar em cooperativas no setor lácteo regional significa referir a um tipo de estrutura em que a esfera da produção primária deposita confiança, percebendo possibilidades quanto à reprodução econômica nas propriedades. Contudo, as próprias cooperativas não são refratárias às maiores exigências do setor lácteo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/13003
10.17648/2236-7608-v26n1-13003
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/13003
identifier_str_mv 10.17648/2236-7608-v26n1-13003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/13003/9269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022)
2236-7608
0102-7360
10.17648/2236-7608-v26n1
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740722470912