COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Filho, Walter Araujo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Camila Tavares Correia da, Levino, Natallya de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/9411
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento financeiro dos docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da análise de suas preferências e tomada de decisões. Sendo assim, descreve, a partir da percepção dos docentes, características alusivas ao comportamento financeiro destes. Um questionário semiestruturado contendo 28 questões foi aplicado junto aos docentes da UFAL. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, e foi aplicado o teste-t para análise de hipóteses entre duas variáveis investigadas. A diferença entre as médias de docentes com alto conhecimento e baixo não foram significantes, permitindo a inferência de que o nível de conhecimento não interfere no nível de poupança dos investigados. Dos docentes, 25% apresentaram risco ao endividamento, 55% possuem investimentos há mais de 5 anos. Verificou- se que os docentes possuem boas práticas na tomada de decisão, porém, visando ao controle de finanças, há índices de educação financeira que demandam melhorias.
id FURG-8_38e427369e6f653b8301c6ac92c17473
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9411
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASEducação FinanceiraPropensão ao riscoGestão financeiraTomada de decisãoFinanças pessoais.Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento financeiro dos docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da análise de suas preferências e tomada de decisões. Sendo assim, descreve, a partir da percepção dos docentes, características alusivas ao comportamento financeiro destes. Um questionário semiestruturado contendo 28 questões foi aplicado junto aos docentes da UFAL. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, e foi aplicado o teste-t para análise de hipóteses entre duas variáveis investigadas. A diferença entre as médias de docentes com alto conhecimento e baixo não foram significantes, permitindo a inferência de que o nível de conhecimento não interfere no nível de poupança dos investigados. Dos docentes, 25% apresentaram risco ao endividamento, 55% possuem investimentos há mais de 5 anos. Verificou- se que os docentes possuem boas práticas na tomada de decisão, porém, visando ao controle de finanças, há índices de educação financeira que demandam melhorias.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/941110.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 24 n. 2 (2020): Publicada em 15/06/2020; 23-362236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v24n2reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/9411/7441Copyright (c) 2020 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Filho, Walter Araujo deSilva, Camila Tavares Correia daLevino, Natallya de Almeida2020-06-21T02:27:13Zoai:periodicos.furg.br:article/9411Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2020-06-21T02:27:13Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
title COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
spellingShingle COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Lima Filho, Walter Araujo de
Educação Financeira
Propensão ao risco
Gestão financeira
Tomada de decisão
Finanças pessoais.
title_short COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
title_full COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
title_fullStr COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
title_full_unstemmed COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
title_sort COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
author Lima Filho, Walter Araujo de
author_facet Lima Filho, Walter Araujo de
Silva, Camila Tavares Correia da
Levino, Natallya de Almeida
author_role author
author2 Silva, Camila Tavares Correia da
Levino, Natallya de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Filho, Walter Araujo de
Silva, Camila Tavares Correia da
Levino, Natallya de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Propensão ao risco
Gestão financeira
Tomada de decisão
Finanças pessoais.
topic Educação Financeira
Propensão ao risco
Gestão financeira
Tomada de decisão
Finanças pessoais.
description Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento financeiro dos docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da análise de suas preferências e tomada de decisões. Sendo assim, descreve, a partir da percepção dos docentes, características alusivas ao comportamento financeiro destes. Um questionário semiestruturado contendo 28 questões foi aplicado junto aos docentes da UFAL. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, e foi aplicado o teste-t para análise de hipóteses entre duas variáveis investigadas. A diferença entre as médias de docentes com alto conhecimento e baixo não foram significantes, permitindo a inferência de que o nível de conhecimento não interfere no nível de poupança dos investigados. Dos docentes, 25% apresentaram risco ao endividamento, 55% possuem investimentos há mais de 5 anos. Verificou- se que os docentes possuem boas práticas na tomada de decisão, porém, visando ao controle de finanças, há índices de educação financeira que demandam melhorias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/9411
10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/9411
identifier_str_mv 10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/9411/7441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 24 n. 2 (2020): Publicada em 15/06/2020; 23-36
2236-7608
0102-7360
10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740655362048