CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Duarte, Luciane Cleonice, Nogueira, José de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2883
Resumo: Durante muito tempo, as questões relacionadas ao desempenho térmico das edificações tiveram pouca importância. Assim como para as edificações escolares, além de não atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, coloca-se em comprometimento o ensinoaprendizagem, a saúde física e psicológica, provocam um aumento excessivo do consumo de energia elétrica para condicionar ambientes, e a deterioração de materiais devido a problemas de condensação e ventilação insuficiente. Cuiabá apresenta condições climáticas caracterizadas por duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa, ventilação fraca, sendo predominantemente quente durante o ano todo. A maioria das edificações escolares municipais e estaduais apresenta partidos arquitetônicos e sistemas construtivos sem levar em conta as características da área e do clima, caracterizando um espaço que não satisfaz as necessidades básicas de conforto ambiental. Certamente, estas condições interferem negativamente na motivação e concentração dos seus alunos. Desta forma,este trabalho tem como objetivo analisar os índices de conforto térmico de uma escola, propondo soluções para atender as necessidades de conforto térmico, visando um ambiente agradável e que favoreça o aprendizado por parte dos alunos.
id FURG-9_0478a0be31e0a2f7cd1f651d3b2bb05c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2883
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASOEscolasconforto térmicoconforto ambiental.Durante muito tempo, as questões relacionadas ao desempenho térmico das edificações tiveram pouca importância. Assim como para as edificações escolares, além de não atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, coloca-se em comprometimento o ensinoaprendizagem, a saúde física e psicológica, provocam um aumento excessivo do consumo de energia elétrica para condicionar ambientes, e a deterioração de materiais devido a problemas de condensação e ventilação insuficiente. Cuiabá apresenta condições climáticas caracterizadas por duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa, ventilação fraca, sendo predominantemente quente durante o ano todo. A maioria das edificações escolares municipais e estaduais apresenta partidos arquitetônicos e sistemas construtivos sem levar em conta as características da área e do clima, caracterizando um espaço que não satisfaz as necessidades básicas de conforto ambiental. Certamente, estas condições interferem negativamente na motivação e concentração dos seus alunos. Desta forma,este trabalho tem como objetivo analisar os índices de conforto térmico de uma escola, propondo soluções para atender as necessidades de conforto térmico, visando um ambiente agradável e que favoreça o aprendizado por parte dos alunos.Lepidus2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/288310.14295/remea.v14i0.2883REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 14 (2005): Volume 14 : janeiro a junho de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2883/1637Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Marta Cristina de Jesus AlbuquerqueDuarte, Luciane CleoniceNogueira, José de Souza2020-08-14T20:01:47Zoai:periodicos.furg.br:article/2883Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
title CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
spellingShingle CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Escolas
conforto térmico
conforto ambiental.
title_short CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
title_full CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
title_fullStr CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
title_sort CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO
author Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
author_facet Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Duarte, Luciane Cleonice
Nogueira, José de Souza
author_role author
author2 Duarte, Luciane Cleonice
Nogueira, José de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Duarte, Luciane Cleonice
Nogueira, José de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
conforto térmico
conforto ambiental.
topic Escolas
conforto térmico
conforto ambiental.
description Durante muito tempo, as questões relacionadas ao desempenho térmico das edificações tiveram pouca importância. Assim como para as edificações escolares, além de não atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, coloca-se em comprometimento o ensinoaprendizagem, a saúde física e psicológica, provocam um aumento excessivo do consumo de energia elétrica para condicionar ambientes, e a deterioração de materiais devido a problemas de condensação e ventilação insuficiente. Cuiabá apresenta condições climáticas caracterizadas por duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa, ventilação fraca, sendo predominantemente quente durante o ano todo. A maioria das edificações escolares municipais e estaduais apresenta partidos arquitetônicos e sistemas construtivos sem levar em conta as características da área e do clima, caracterizando um espaço que não satisfaz as necessidades básicas de conforto ambiental. Certamente, estas condições interferem negativamente na motivação e concentração dos seus alunos. Desta forma,este trabalho tem como objetivo analisar os índices de conforto térmico de uma escola, propondo soluções para atender as necessidades de conforto térmico, visando um ambiente agradável e que favoreça o aprendizado por parte dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2883
10.14295/remea.v14i0.2883
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2883
identifier_str_mv 10.14295/remea.v14i0.2883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2883/1637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 14 (2005): Volume 14 : janeiro a junho de 2005
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781913681920