A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zanon, Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema.
id FURG-9_05717d2e6c60d5c3c235172a092e2c15
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5956
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MSEducação ambientalEducação indígenasujeito ecológico.Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/595610.14295/remea.v33i3.5956REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 265-2801517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956/4170Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Elisangela Castedo MariaZanon, Angela Maria2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5956Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
title A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
spellingShingle A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Educação ambiental
Educação indígena
sujeito ecológico.
title_short A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
title_full A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
title_fullStr A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
title_full_unstemmed A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
title_sort A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
author Nascimento, Elisangela Castedo Maria
author_facet Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Zanon, Angela Maria
author_role author
author2 Zanon, Angela Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Elisangela Castedo Maria
Zanon, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação indígena
sujeito ecológico.
topic Educação ambiental
Educação indígena
sujeito ecológico.
description Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956
10.14295/remea.v33i3.5956
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956/4170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 265-280
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785465208832