A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema. |
id |
FURG-9_05717d2e6c60d5c3c235172a092e2c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5956 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MSEducação ambientalEducação indígenasujeito ecológico.Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/595610.14295/remea.v33i3.5956REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 265-2801517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956/4170Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Elisangela Castedo MariaZanon, Angela Maria2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5956Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
title |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
spellingShingle |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS Nascimento, Elisangela Castedo Maria Educação ambiental Educação indígena sujeito ecológico. |
title_short |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
title_full |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
title_fullStr |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
title_full_unstemmed |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
title_sort |
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MSInterculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS |
author |
Nascimento, Elisangela Castedo Maria |
author_facet |
Nascimento, Elisangela Castedo Maria Zanon, Angela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Angela Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Elisangela Castedo Maria Zanon, Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação indígena sujeito ecológico. |
topic |
Educação ambiental Educação indígena sujeito ecológico. |
description |
Este artigo apresenta uma análise das propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal Indígena localizada Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, e nas concepções de Carvalho, Morin, Leff, Reigota questionando-os a relação do homem com a natureza. A pesquisa apontou que a formação dos professores não contempla um olhar mais aguçado para as questões ambientais, o que é um erro dos cursos de formação inicial, visto que meio ambiente é um tema transversal sendo responsabilidade de todas as áreas a discussão desse tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956 10.14295/remea.v33i3.5956 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5956/4170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 265-280 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785465208832 |